SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MANTENHA O BOM HUMOR COMENDO

Parece conversa de comilão, mas não é!
Vimos no nosso primeiro post de outubro como é importante mantermos o bom humor e principalmente RIR MUITO!!!

OK, sabemos que ultimamente não temos tido muitas razões para rirmos pois o mundo não anda lá essas coisas, o Brasil muito menos!
Mesmo tendo a fama de bem humorados por natureza, nem sempre nós brasileiros conseguimos evitar o mau-humor, raiva e depressão.
É necessário disposição, dedicação, além de muito treinamento mental para isso.

COMER, COMER!!!
Para manter o bom humor, vamos parar um pouco de filosofar e fazer uma limonada!!!
Já que está tudo tão difícil, que tal buscarmos nos alimentos uma solução ao mesmo tempo gostosa e prática para tornarmos nosso dias mais leves e restaurar nosso Bom Humor Brasileiro?
Os nutricionistas  nos aconselham a manter uma dieta equilibrada para estabilizar nosso humor. Veja as porções que eles recomendam:
  • 1 porção de açúcar, preferencialmente integral
  • 1 porção de óleo frio ou azeite 
  • 3 porções de laticínios (derivados variados do leite)
  • 3 porções de verduras e legumes (crus ou no vapor)
  • 3 porções de frutas ao natural ou em suco
  • 1 porção de proteína animal ou vegetal
  • 1 porção de feijão
Indicamos abaixo alguns alimentos simples e práticos, que devem ser incluídos na dieta regular e  ajudam na liberação da Serotonina, tornando a vida mais "cor-de-rosa". 
  • Banana - carboidrato rico em triptofano (aminoácido precursor da serotonina). Excelente para o lanche da manhã ou da tarde, também pode ser consumida com cereais e mel, se tornando uma refeição muito rica. Temos até um post só pra ela.
  • Abacate - rico em ácido fólico, vitamina B3 e potássio, o abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta e quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A Vitamina B3 tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro, assim garante o efeito relaxante. Em ação conjunta com o ácido fólico, atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Mas cuidado com o valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias, é aconselhável consumir apenas 1/4 da fruta por dia.
  • Mel - o Alimento dos Deuses, é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem a importante função de regenerador da flora intestinal quando combinado aos lactobacilos do intestino. Como mais de 90% da serotonina é produzida no intestino e o mel ajuda a manter a integridade intestinal, ele facilita a regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer. 
  • Nozes - Oleaginosas, possuem vitamina B1, que ajuda a converter glicose em energia e imita a acetilcolina, neurotransmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol, substância reconhecida como parte do complexo B, necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.
  • Tofu - Com muitos nutrientes, o tofu  - queijo de soja - tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio, mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. Meia xícara de tofu tem em média 110mg desse mineral. 
  • Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3, um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento da produção dos receptores de serotonina, dopamina e noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular. 
  • Gérmen de trigo - A parte mais nobre do trigo, que quando refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo complexo B; atua como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosismo. Tem inositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. Também carrega o ácido pantotênico, a vitamina B5 (vitamina anti-estresse) que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais.
  • Canela - Rica em polifenóis e antioxidantes, Esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio. 
  • Lentilha - Fonte de proteínas vegetais e cálcio, a lentilha contribui significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio de cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
  • Chá verde - rico em polifenóis, antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo que resulta em doenças como a obesidade e até depressão diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.
O assunto é extenso, há muitos outros alimentos importantes e necessários não só para o bom humor, mas para o bom funcionamento do nosso corpo. 
Um corpo saudável é a base de uma vida mais leve, com mais qualidade e claro, bom humor!
Continue nos acompanhamos que retornaremos com mais posts a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...