SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

EM OUTUBRO SORRIA PARA A VIDA!!!


2014 tem sido um ano agitado!
Copa do Mundo, e agora Eleições, tudo recheado a muito feriado!!!  E tem também O DIA DAS CRIANÇAS, UHU!!!!
Nesse rebuliço todo é preciso muito bom humor para conseguir driblar os atropelos do caminho. 

VAMOS RIR À BEÇA!!!!
Alguém disse que "(sor)rir é o melhor remédio" e É!!!
A TERAPIA DO RISO tem embasamento científico, acredite:

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, fizeram um estudo que confirma isso.
De acordo com a pesquisa, o ato de rir libera no corpo uma série de substâncias químicas que funcionam como analgésicos naturais. 

A chave para esse efeito analgésico é a liberação de endorfina. 
Mas, conforme afirmam os pesquisadores, rir só faz efeito se a risada for daquelas intensas, de esvaziar o pulmão até doer o peito, gargalhada com vontade!. 
Sorrisos educados, portanto, não conseguem liberar endorfina no organismo.(isso explica muita coisa!)
Conforme a teoria desses pesquisadores, foi o ato de rir que conferiu aos nossos ancestrais, na pré-história, uma maior coesão entre as tribos, permitindo a sua sobrevivência. 
O que se supõe, entre outras coisas, é que a endorfina proporciona mais paciência e harmonia, tão necessárias a uma convivência sadia. 
A risada, portanto, é um fator de união social. Para mostrar isso na prática, estão em andamento vários testes entre a nossa risada e a risada dos macacos (que não libera endorfina). 

QUAL O MECANISMO DO RISO?
Quando você ouve uma piadinha boba tipo:“O que a mulher disse para o Einstein quando o viu sem camisa? :Nossa! Que físico!” (...)
mesmo que você não ria, desencadeia uma ampla atividade no seu cérebro. 
As piadas, ativam partes do cérebro associadas com a experiência de recompensas positivas. E quanto mais engraçadas as piadas, mais áreas de recompensa no cérebro são despertas. 
De certa forma, quando você ouve “Einstein” em uma conversa informal, já espera ouvir uma piada. Então, será que as áreas do cérebro associadas com recompensas positivas se ativam antes, durante ou depois de se ouvir as piadas? Poderia a antecipação de uma boa piada ativar as áreas de recompensa do cérebro?
Alguns neurocientistas acham que sim. As respostas do cérebro vistas na ressonância magnética são muito lentas para se dizer com certeza quando ocorreram em relação ao ouvir uma piada, mas novos estudos vão tentar definir essa questão. 
Assim, caso possa haver uma programação (tipo PNL) para o cérebro detectar coisas, digamos assim, "bacaninhas", isso significa que podemos de certa maneira treinar nosso cérebro para produzir bom humor, não é? 
Talvez venha daí a frase "O hábito faz o monge".
Se podemos treinar nossa mente para meditar, também podemos treinar nosso humor para se manter sempre em alta.

O QUE EU GANHO SORRINDO? 
Bem, além de ficar mais simpático(a), fisiologicamente já foram comprovados os benefícios do riso (risada, gargalhada...). Veja só como o sorriso pode ser terapêutico - aliás realmente já existe a risoterapia ou terapia do riso que  tonifica o corpo todo, veja por quê:

* Academia de graça 
  1. rir de 100 a 200 vezes ao longo do dia equivale ao esforço cardiovascular de dez minutos de corrida, o que faz bem ao coração; 
  2. quando sorrimos, movimentamos mais de 400 músculos em todo o corpo, além de estimular a circulação sanguínea, oxigenar os pulmões e melhorar o sistema imunológico. Sessões de riso são recomendadas para pessoas idosas que precisam se exercitar mas nem sempre tem vigor físico suficiente.
* Coração de Leão 
Ajuda a evitar doenças do coração porque a serotonina, liberada durante o riso, protege de infarto, trombose e acidentes vasculares.

* Defesa total
Ativa o sistema imunológico porque estimula no cérebro a liberação da serotonina que ativa as células de defesa do organismo, que combatem vírus, bactérias, agentes alergênicos e outras doenças.

* Xô stress
A endorfina liberada promove o relaxamento do corpo, diminui o stress e proporciona sensação de bem-estar, além de reduzir a produção e secreção dos hormônios estressantes.

*Sem pressão
O riso alivia a tensão e a contração dos vasos sanguíneos fazendo com que a pressão do sangue diminua. Isso, evita sintomas como insônia, cansaço constante, dores de cabeça e no peito.

ALEGRIA E QUALIDADE DE VIDA
Bom humor é tudo! É importante fazer o que gostamos, estar com quem amamos para manter uma boa sintonia; quando estamos felizes tudo conspira a favor, as pessoas buscam nossa companhia e tudo tende a dar certo. 
Mas quando estamos com raiva nosso corpo libera hormônios que enfraquecem nosso organismo, como adrenalina e estradiol favorecendo o surgimento de doenças. 
É óbvio que ninguém se sente feliz 100% do tempo, mas devemos aumentar os momentos de alegria de nossas vidas e diminuir o máximo que pudermos os momentos de tristeza, para que nossa vibração sempre atraia coisas boas para nossas vidas.



Agora é com você!
Que OUTUBRO seja repleto de muita Alegria.
O nosso planeta tem urgência em redescobrir o prazer da Alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...