SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 4 de outubro de 2014

SAIBA MAIS - Tratamento da Acne

Acne Vulgar, ou juvenil é uma das dermatoses mais frequentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes.

Caracteriza-se por cravos (comedões), pápulas,pústulas e nas formas mais graves, por abcessos, cistos e cicatrizes em graus variáveis.

Atinge principalmente as regiões da face e tórax posterior e anterior, que são áreas ricas em glândulas sebáceas, que aumentam a produção de secreção de sebo. Ocorre uma hiper queratinização obstruindo o folículo pilo-sebáceo com proliferação e ação das bactérias. Tudo isso provoca uma inflamação local.

PRINCIPAIS CAUSAS
Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne:

1. Genético ou hereditário: Pode haver uma predisposição genética que favoreça o desenvolvimento da acne em algumas pessoas mais que em outras.

2. Hormônios: Os andrógenos regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, aprodução desses hormônios aumenta e, com ela, a produção de sebo, contribuindo para o surgimento da acne.

3. Aumento de atividade das glândulas sebáceas: Em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais ativas, que produzem mais sebo, por isso, pessoas com tendência à acne frequentemente tem uma pele oleosa.

4. Obstrução do canal polissebáceo: a formação de um tampão nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado, resultando na formação dos cravos ou comedões.

5. Proliferação das Bactérias : As bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas doloridas e com pus.

A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium Acnes. Ela está normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne.

É muito importante que o diagnóstico seja feito por um dermatologista. Após isso, para se realizar uma sessão estética ou complementar, é necessária uma Anamnese, onde são registradas as queixas, expectativas, bem como uma avaliação geral do cliente.

COMO TRATAR
É importante que se entenda que o tratamento da acne é um processo contínuo que exige semanas ou meses para que se obtenha resultados satisfatórios. Mesmo após alcançar melhora, o tratamento não pode ser imediatamente interrompido, pois existem várias condições relacionadas que devem ser avaliadas antes de se suspender um determinado tratamento. 
O tratamento envolve orientação estética, acompanhamento do cliente, equilíbrio da produção sebácea com produtos profissionais específicos para cada caso.
  • TERAPÊUTICA: Como complemento, aconselha-se o uso de auriculoterapia, acupuntura, cromoterapia, aromaterapia, florais.
  • ESTÉTICA: Esteticamente recomenda-se uma limpeza de pele a cada 15 dias, para que se promova a desobstrução dos óstios, oxigenação da pele, usando produtos que irão controlar a secreção de sebo e o aparecimento de novas pústulas.
CUIDADOS DIÁRIOS
  • Pessoas com acne deverão usar produtos a base de gel para não aumentar a oleosidade da pele,
  • lavar o rosto com água em temperatura ambiente, 
  • trocar com frequencia a toalha de rosto e a fronha, 
  • não arranhar o rosto, coçar ou esfregar as lesões pois essa atitude pode provocar cicatrizes que poderão ser irreversíveis.
  • E por último, utilizar produtos adequados ao seu problema.

No Instituto Rharomasy temos como terapia complementar a auriculoterapia, geoterapia, florais e aromaterapia para um tratamento holístico completo, cuidando do físico e do emocional. 
Ligue e marque uma avaliação conosco (11)28012612 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...