SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

SAIBA MAIS - CONSTELAÇÃO FAMILIAR: UM NOVO EU


Ainda pouco conhecida pelo grande público, a Constelação Familiar é uma modalidade terapêutica utilizada na área da psicanálise, que propõe como resultado aos participantes encontrarem uma transformação de postura que permita ampliar sua percepção da realidade e como utilizar isso para encontrar soluções úteis no dia-a-dia.
Porém, há uma proposta de crescimento mais profundo em relação às suas questões interiores sem uma resposta satisfatória até o momento. 
Exemplos: família, relacionamento de casal, profissional, negócios e outros.
Este trabalho baseia-se em como o amor é vivenciado numa família e como surgem as desarmonias entre seus membros, que acabam manifestando-se na forma de depressão, doenças, problemas nos relacionamentos, dificuldades financeiras, etc.
As sessões, chamadas de Constelação, têm como maior mérito revelar as informações cruciais que tem relevância na repetição de padrões de comportamentos que seguem por gerações sem ocorrer o devido questionamento e com isso geram bloqueios que impedem o ser humano de viver em plenitude.
A Constelação pode ser realizada individualmente ou em grupo. Quando em grupo recorre às pessoas do grupo para atuarem como representantes dos membros da família ou grupo social do cliente, chamado “constelado”. Graças a essa representação, ele pode perceber o que ocorre nos relacionamentos e lhe possibilita enxergar o próximo passo para a harmonização das conexões familiares, permitindo que ele caminhe de uma maneira mais leve na vida, solucionando a questão que o incomoda.
Numa constelação destacamos como vantagem que observar o trabalho realizado aos demais integrantes é uma enorme oportunidade de aprendizado para todos. Assim, sendo representante ou assistindo ganhamos ainda muito mais através da experiência vivida pelos outros. É uma troca muito rica.
Importante ressaltar que nesse trabalho não há abordagem religiosa alguma.

A CONSTELAÇÃO  AJUDA  A SOLUCIONAR PROBLEMAS DE SAÚDE?
Como expusemos anteriormente a proposta é trabalhar quais heranças familiares contribuíram de forma prejudicial em nossas vidas, por conta de padrões distorcidos visto que é comum que determinado padrão mental distorcido que atua em uma família não seja totalmente sabido por todos os seus membros.
Assim, a Constelação não trabalha com o foco em doenças, mas em pessoas e suas questões, pois não há a pretensão de substituir o tratamento médico ou nos colocar acima dos médicos e da medicina.
Eventualmente o processo de constelação pode favorecer a recuperação ou a eficácia do tratamento devido à melhoria psicoemocional promovida no cliente. Podemos observar resultados surpreendentes para casos de dependentes químicos, desde que no dia ele não esteja “em surto” ou em “abstinência” e deve “querer” realmente buscar por melhoras.
 
É INDICADA APENAS PARA QUESTÕES FAMILIARES?
Não. Neste tipo de trabalho é possível colocar até mesmo uma questão empresarial, pois as empresas também estão sob as mesmas leis que tratam as relações humanas, pois são compostas por pessoas.
O diferencial é que podemos somente trabalhar com questões onde o participante tem poder de mudar, ou seja, não podemos constelar uma questão onde o poder de decisão na verdade pertence a outra pessoa, como por exemplo o meu diretor ou o dono do empreendimento ao qual sou subordinado.
Existe a possibilidade de constelar o departamento que gerencio, pois aí tenho poder de decisão.
Há uma procura muito grande por questões de ordem financeira, pois via de regra, tem profundas ligações com as relações familiares que revelam padrões herdados de pensamentos que focam dificuldades em lidar com dinheiro.

Em nossa sociedade é uma questão emergencial para que seja possível buscar por soluções internamente conflitantes, pois na maioria dos casos a família intervém de forma muitas vezes intransigente gerando vários sofrimentos desnecessários, afirmando que foi por amor, quando na verdade não sabiam ou não quiseram saber o que se passava com a pessoa em questão.
Fonte: Instituto Hellinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...