SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 14 de julho de 2012

SAIBA MAIS- GLOBESIDADE -EMAGREÇA AGORA!

GLOBESIDADE - Você também faz parte dela!!!
Já ouviu falar?? é um neologismo internacional para definir a OBESIDADE GLOBAL, isto é, uma epidemia global de obesidade derivada de maus hábitos alimentares e comportamentais.

As últimas semanas tem sido muito agitadas na web, especificamente com relação ao calcanhar de aquiles da maioria de nós: EMAGRECIMENTO. 
Meu Deus!!! cada dia está mais difícil saber o que fazer, como conduzir o processo e administrar o próprio comportamento.
Poxa vida, será que além de gorda(o), fora dos padrões sociais absurdos que nos são impostos, corro o risco de morrer só porque prefiro comer coisas gostosas, que agora todo mundo diz que são nocivas?

O que mais me espanta é como as informações vem e vão: o mesmo grupo de médicos ou pesquisadores que defende algo, daqui a um tempo vem na mídia dizendo que é um veneno pra saúde, sem contar com as fórmulas mágicas inventadas por criativos que sequer sabem do que estão falando e lançam sua ideia como uma grande descoberta. 
Mas isso tudo tem razão de ser. O nicho do mercado é composto por pessoas desesperadas por perder medidas ou peso - na sua maioria movidos por pura obsessão estética (vaidade exacerbada) - dispostos literalmente a QUALQUER COISA para atingir uma meta que enfiaram na cabeça que seria o ideal (tudo isso sem acompanhamento médico nem nutricional!!!!), nunca baseadas em fatos ou dados concretos e racionais. 
Só neste mês de julho (e ainda nem é dia 15!!!) já tivemos as seguintes manchetes:
* Dieta perigosa- 10/07/2012- Óleo de coco não emagrece e ainda traz riscos à saúde- abordagem controversa
* Pílula do emagrecimento é aprovada nos Estados Unidos  - em 04-07-12
* Anvisa suspende fabricação e venda de remédio para emagrecer, Agência também alertou para riscos de suplementos alimentares - 10/07/2012 
* Cientistas criam VACINA para emagrecer - esta não tem data mas vale pelo título curioso (no final você conclui que é mais uma substância com efeito similar ao da sibutramina)
* Emagrecer x perder peso: entenda a diferença - esta tem conteúdo muito elucidativo.Pode ler sem medo. 

OBS: textos das manchetes colhidos na internet, de fontes variadas, podem facilmente ser pesquisadas no Google, por exemplo, pelo título.


Bem, se fala de tudo: gordura faz bem, gordura faz mal, HDL x LDL, a bola do dia é que o proclamado óleo de coco faz mal e pode até matar(!).

No meio disso tudo, encontrei duas matérias com real conteúdo útil, uma explicando que não adianta emagrecer de fora pra dentro se o seu interior - mente, emoções e espírito - não estiver equilibrado.

Isso porque comer pode ser uma reação psicológica, assim quando o indivíduo não está psicologicamente equilibrado ele pode acabar comendo indefinidamente sem jamais se satisfazer, como uma forma de compensação. Daí a necessidade de um acompanhamento psicológico no processo de emagrecimento. 
Isso sem contar que nem sempre o engordar está relacionado ao excesso de ingestão alimentícia. Outro fator importantíssimo é considerarmos que emagrecer nem sempre é perder peso
Muito já se falou, mas vou repetir: quando emagrecemos (perdemos massa gorda, volume) de forma correta, isto é, praticando exercícios aeróbicos e trabalhando a musculatura associando uma rotina alimentar adequada, o peso
pode até continuar ou mesmo ou reduzir muito pouco apesar do manequim ter diminuído 3 ou 4 números. É matemático: músculo (massa magra) pesa mais que gordura. É o famoso "trocar massa gorda por massa magra". Fiquemos atentos!!

A 2a. dica interessante é pra quem detesta academia como eu, mas sabe que é importante exercitar os músculos no processo de emagrecimento para não
perdermos massa muscular junto com a indesejada gordura: Vai dançar!!! isso mesmo, aulas de dança são excelentes queimadores de calorias além de  levantar o astral, realinhar o corpo e proporcionar equilíbrio físico e mental. 
Se você não tiver um par para fazer dança de salão, minha dica é experimentar a Dança do Ventre que para mulheres é tudo de bom: aumenta a flexibilidade, tonifica os órgãos internos, principalmente útero, intestino e todo o tecido muscular auxiliando a diminuir cólicas e até facilitando o trabalho de parto. 
Os rapazes podem tentar Dança Moderna ou outras modalidades grupais como Street Dance, Hip Hop que queimam muta caloria e deixam o corpo flexível e definido.

Não esqueçam que - como seres humanos complexos que somos - devemos sempre buscar a harmonia entre os corpos físico, emocional, mental e espiritual, assim quando estivermos equilibrados os resultados de nossas ações serão mais eficientes e duradouros.
Lembra da máxima "mente sã em corpo são"? (mens sana in corporis sano), ainda continua valendo.

Mirian Regina
Editora do Blog Rharomasy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...