SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PARA EMAGRECER, VOCÊ FAZ DIETA OU REGIME?


A abordagem sobre Dieta e Regime se transformou com o passar do tempo numa grande confusão na mente da sociedade fazendo com que muitos pensem que são sinônimos e isso faz com que estas definições também atrapalhem na hora de optar por um ou outro método quando se decide emagrecer. 
Comercialmente, esta “confusão” é muito viável na hora do apelo para atingir o bolso do consumidor.
Nosso objetivo ao apresentar as informações a seguir é auxiliar o leitor na escolha consciente do que deseja para a sua vida, para que se obtenha uma Vida com Qualidade.
  • DEFININDO "REGIME" 
Quando alguém opta por este caminho, este tipo de conduta consiste em uma orientação para emagrecer e que deverá ser seguida por um determinado tempo. Existe “dia e hora” para ser iniciada e concluída, denota algo transitório.
Como o Regime tem por característica ser extremamente restritivo, ao concluí-lo a pessoa poderá ter emagrecido, perdendo peso e medidas, mas seguramente não terá se conscientizado do que seu organismo precisa consumir.

Os regimes podem até fazer emagrecer, podem até fazer perder água, mas não farão diminuir as gorduras
É algo para se pensar com muito cuidado. Se a questão é a busca pela saúde, este definitivamente não é o caminho.

O maior exemplo é quando fazemos regime para reduzir medidas e entrar nas roupas de casamentos e festas. Invariavelmente ficamos sem comer ou mudamos a alimentação por um período que pode ir de uma semana a um mês e depois da festa (e até mesmo durante ela) voltamos a comer normalmente. 

Resultado: recuperamos o peso e um pouquinho mais.
Via de regra, Regime - chamado comumente de dieta-relâmpago - não é personalizado, e justamente, por isso não há unanimidade, nem garantia de bons resultados.

As mídias - Tv, revista, internet - estão lotadas de regimes com o título "dieta milagrosa" que ensinam a como emagrecer rápido, em uma semana, mas depois..., a pessoa volta a comer o que comia antes, e o inevitável acaba acontecendo.

CONCLUSÃO: o regime PODE oferecer uma perda rápida, mas também pode oferecer sérios riscos para a saúde, quando não sequelas, ainda mais se não for feito com o acompanhamento de um profissional, médico ou nutricionista. Basta lembrarmos que uma das primeiras coisas que um médico nos passa no pré-operatório é uma lista com o "regime" que vai nos preparar para a intervenção cirúrgica, não é?
  • DEFININDO "DIETA"
Eis um outro universo totalmente diferente do regime. Ao contrário do regime, é uma prescrição alimentar confeccionada especialmente para cada pessoa, com a finalidade de fornecer ao organismo a nutrição necessária para assegurar a qualidade na saúde, promover a longevidade e obter bom desempenho nas atividades diárias, auxiliando a redução e manutenção do peso pelo equilíbrio dos nutrientes ingeridos.  

Toda dieta sempre vem baseada com o cunho educativo. Por isso em alguns meios é conhecida também como Educação Alimentar ou Reeducação Alimentar.

A dieta deverá ser personalizada e periodicamente reformulada, pois deve ser adaptada à nova situação corporal do cliente e é para toda vida.

A dieta, ao contrário do regime, representa uma alteração permanente na alimentação a partir da conscientização das necessidades nutricionais do indivíduo. 
A princípio, uma boa dieta deve ser: 
  • Harmônica, fornecendo de forma proporcional os nutrientes calóricos (proteínas, açúcares e gorduras);
  • Apropriada às condições fisiológicas do indivíduo.
  • Completa,  ao fornecer todos os nutrientes indispensáveis ao organismo;
  • Suficiente, possuindo todas as calorias necessárias ao gasto calórico compatível com o estilo de vida individual;
CONCLUSÃO: Dentro desta abordagem é possível concluir que uma boa dieta ou reeducação alimentar vale muito mais do que um excelente regime. 

Após estas definições, fica claro ao leitor que utilizar os termos "entrar em dieta" ou "fazer dieta" é um engano.
Os Regimes da moda intitulados erroneamente "Dieta" deveriam ser divulgados assim: 

Dieta Dukan  >>>>>>>>>>>>>>>>  Regime Dukan
Dieta Max     >>>>>>>>>>>>>>>>  Regime Max
Dieta Deborah Secco >>>>>>>>>>>  Regime Deborah Secco
Dieta Detox  >>>>>>>>>>>>>>>>  Regime Detox

DIETA POR UMA VIDA, OU REGIME POR UNS DIAS?
A título de informação, listamos abaixo basicamente no que consiste alguns regimes, caso se interesse em realizar os regimes que estão em maior destaque na mídia atualmente:
  • Regime da Princesa ou Regime Dukan: aumentar o consumo de proteínas e fibras e eliminar drasticamente as gorduras e carboidratos simples. Este regime é composto por fases e exige um rigor maior do praticante.
  • Regime Max: recém chegada no Brasil, trata-se de uma fórmula composta pelo extrato de Euterpe Oleracea, comumente conhecido como ‘super suplemento’. É afirmado que não possui contra indicações, pois se trata de um remédio fitoterápico.
  • Regime Deborah Secco: Trata-se do consumo balanceado de frutas, verduras e legumes, eliminando a carne vermelha e só dar “uma escapadinha” a cada duas semanas.
  • Regime Detox: É um regime alimentar baseado em um cardápio rico em sucos e chás diuréticos e desintoxicantes. Acaba proporcionando um rápida perda de líquidos. Não é aconselhável ser seguido por mais de 1 semana.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Existem práticas terapêuticas, adotadas até mesmo por alguns médicos tradicionais, que consistem na adoção de regimes para casos específicos quando é detectada a necessidade de restrição ou abstenção na ingesta de determinado alimento ou grupo alimentar seja para diminuir a sobrecarga de um elemento no organismo ou para melhorar a performance de uma medicação e até redução de efeitos colaterais de algumas substâncias. 

NESTE CASO o regime DEVE ser seguido pelo tempo estipulado pelo profissional de saúde que está orientando e acompanhando o caso. 

REGIMES ou DIETAS devem sempre ser adotados com  orientação específica a partir de um diagnóstico médico para a necessidade do regime e indicação de nutricionista para o caso de dieta regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...