SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 27 de março de 2012

SAIBA MAIS - CONHEÇA OS SAIS DE SCHÜSSLER- I

A cada começo de ano as pessoas dão início aos projetos para uma vida melhor, mas infelizmente, na maioria dos casos tudo se baseia em uma ação corretiva e não preventiva. 
É importante lembrarmos que Qualidade de Vida está relacionada diretamente com Prevenção e isso ainda está muito longe de ser fundamental numa cultura ocidental como a nossa.
A proposta desta série de posts é que você conheça mais um recurso preventivo para aumentar a Qualidade de vida: ter longevidade com qualidade. Este é o segredo para evitar gastos ou atitudes, possivelmente tardias para uma velhice saudável. Acompanhe nossas publicações, oportunamente comentaremos mais sobre as ações dos sais, inclusive para auxiliar o Emagrecimento.
Afinal, o que são os sais de Schüssler?
Bem, antes de entrar nos sais de Schüssler, vamos ver a definição de sais:
SAIS -(Fonte-Wikipedia)- Definidos muito limitadamente como compostos binários resultantes da reação de um ácido e uma base. Quando dissolvidos em água, seus íons dissociados ganham mobilidade e se tornam condutores de eletricidade.
Sais minerais: Substâncias inorgânicas essenciais ao bom funcionamento do organismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.
Dr. Wilhelm Heinrich Schüssler
O pai da Homeopatia, Dr. Samuel Hahnemann, descobriu a utilidade dos sais inorgânicos para a recuperação da saúde e o Dr. Wilhelm Heinrich Schüssler (1821-1898), intensificou estudos sobre 12 desses sais, que receberam seu nome. Em 1873 o Dr. Schüssler escreveu num artigo no jornal alemão de homeopatia, relatando os seus experimentos com “sais teciduais” isto é, compostos idênticos aos produzidos no organismo humano, que potencializados como no sistema homeopático, podiam tratar diversos distúrbios. 
O Dr. Schüssler sempre acreditou na Lei do Mínimo, que estabelece que a perda da saúde deve-se à falta de determinados minerais nas células. Antigamente, essas carências somente podiam ser observadas nas cinzas dos corpos cremados. Estudando muitas dessas cinzas, ele descobriu por mostragem, que em todos os seres humanos sempre há ausência ou deficiência de no mínimo dois sais bioquímicos.
Ao investigar tal acontecimento, ele detectou nos pacientes analisados pelo menos a carência de um sal fundamental (ou base), e de outro secundário (ou complementar), favorecendo o surgimento de doenças.
A conclusão de suas investigações, o levou a constatar que se os tecidos do corpo humano não recebem do sangue a quantidade adequada de cada um dos 12 sais bioquímicos estudados, o movimento molecular dos sais nos tecidos altera-se, desestabilizando o funcionamento das células e seu metabolismo, resultando conseqüentemente nas doenças.
Na sociedade moderna, isso ocorre com enorme freqüência devido ao estilo de vida estressante, baixa qualidade de vida e qualidade alimentar muito comprometida, decorrente da intervenção humana na inclusão de substâncias sintéticas nocivas como proposta de conservação ou “melhoria” do sabor.
O dr. Schüssler afirmava que “…se no curso de uma enfermidade se atrasa a cura espontânea, então se administram os sais minerais adequados, em forma molecular (potencializadas ou dinamizadas). Essas moléculas passam ao sangue através da mucosa bucal e desencadeiam no foco da enfermidade um vivo movimento molecular. De novo se põe em marcha o intercâmbio de substâncias entre as células saudáveis e as enfermas, o que faz com que se produza a cura”.
Os sais estudados por Schüssler:
1.Fosfato de ferro 
2.Magnésio fosfórico 
3.Calcário fosfórico 
4.Natrão fosfórico 
5.Potássio fosfórico 
6.Cloreto de sódio 
7.Cloreto de potássio 
8.Sulfato de sosa 
9.Sulfato de potássio 
10.Calcárea sulfúrica 
11.Calcárea fluórica 
12.Sílica 
COMO AGEM - O sistema terapêutico desenvolvido por ele, consiste em preparar 12 soluções, cada uma das quais contém um sal inorgânico, reduzido em alguns casos a potência homeopáticas quase infinitesimais que facilitam a circulação e assimilação dos sais nas células e tecidos do organismo.
E O SEU USO PERIÓDICO? - geralmente uma vez por ano ou a cada seis meses - proporciona maior longevidade a todos que acreditam e investem em qualidade de vida.
FUNCIONAM MESMO? Mais de um século de experiência intensiva, demonstra que eles rapidamente proporcionam os resultados desejados e esperados, que são inofensivos e muito freqüentemente originam reequilíbrios que se consideram espontâneos. São um excelente recurso a ser utilizado como reequilibrante geral do organismo principalmente nos estágios iniciais de qualquer tratamento alopático ou não, pois proporcionarão uma melhor resposta do organismo.
SÃO SEGUROS? Esses sais não são classificados como remédio. São considerados como alimento, pelo fato de serem substâncias integrantes do corpo humano. Quanto a eles não há contra-indicações ou efeitos colaterais.
As concentrações consumidas destes sais são extremamente baixas.
QUANTOS SAIS PODEM SER COMBINADOS? Os 12 sais se complementam e por isso não estão contra-indicados um com outro, pois somente resolvem as deficiências que o corpo possa ter de algum sal. 
Por exemplo, uma pessoa com deficiência de Calcárea sulfúrica pode tomar os 12 sais, porém só absorverá Calcárea sulfúrica e os outros serão dispensados.
COMO CONSEGUIR OS SAIS? Somente profissionais habilitados da área terapêutica e de saúde podem prescrever a indicação dos sais que são adquiridos em farmácias de manipulação.
EXISTE OUTRA FORMA DE INGERIR ESSES SAIS? Como foi dito anteriormente, não se trata de remédio e sim de alimento e por isso daremos a seguir uma receita que consumida com freqüência, dará um resultado muito próximo para quem está buscando utilizar este recurso o mais breve possível.
Uma salada que além de funcional é  deliciosa e extremamente indicada para o período de verão:
Corte repolho fininho, adicione tomate, cebola, milho verde, ervilha, pimentão, palmito e pedacinhos de maçã.Tempere com algumas gotas de limão e pouquíssimo sal.
TRADIÇÃO: Segundo o conhecimento milenar chinês, é possível correlacionar os tipos de energia constituintes do CHI (energia vital) e os sais, para que possa existir o equilíbrio dos 5 elementos - madeira, fogo, terra, metal e água. Abaixo está sintetizada a relação entre os tipos de energia dos quais fazem parte de nossa constituição e o que proporciona o equilíbrio tão necessário:
De posse destas informações, há uma extensão natural para cada um dos sais relacionada às características que denotam necessidade de reequilíbrio.
A importante relação a seguir é a base para qualquer tratamento de reequilíbrio integral para quem quer se beneficiar com o poder das terapias complementares.
Como expusemos neste post, constatamos que o comportamento de cada um depende do quanto ele se dedica a resolver suas questões interiores e saber como e o quanto quer ter uma convivência harmoniosa, com paz interior e saúde para viver no paraíso que é este planeta.

Antonio de Alexandre S. Filho é  terapeuta do Instituto Rharomasy de Terapias Complementares, especializado em tratamentos Acupuntura sem uso de agulhas e terapias energéticas.

Gostou do artigo? Quer saber mais?
Faça nosso curso sobre os Sais de Schüssler - apenas para terapeutas. Informações pelo (11) 28012612

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...