SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

APRENDI COM MINHA AVÓ - 4 - HORTELÃ PARA RINITE

Uma parte significante da população – cerca de 20% – sofre de rinite, principalmente em sua forma alérgica. 
Além dos espirros, a rinite também causa coriza, coceira no nariz e congestão nasal. 
Isso acontece quando há uma inflamação da mucosa, provocada por agentes alergênicos, bactéria ou vírus.
Quem sofre com a rinite sabe: ela não ataca somente no inverno. 
No verão com o entra e sai de ambientes com  ar condicionado  e contraste com o forno das ruas, o choque térmico é um fator desencadeante de crises.
A hortelã pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica. Ela atua no sistema respiratório, atenuando a inflamação, podendo inibir a coriza e acabar com os espirros causados pela rinite. 
Aprendi uma receita de "inalação" como minha avó chamava, feita com a hortelã. Consiste basicamente em produzir um vapor da erva e inalá-lo como uma forma de assepsia da cavidade nasal.

Você vai precisar de:
1 punhado de folhas de hortelã
1/2 litro de água

Preparo: Com a ajuda de um pilãozinho (pode ser aqueles de fazer caipinha, mas se for de pedra é melhor), esmague as folhas até que elas liberem um sumo verde escuro (isso se chama macerar as folhas) - se não conseguir um pilão, pique bem com a faca ou mixer, mas usar o pilão é melhor. 
Depois acrescente a água na pasta de hortelã e leve ao fogo em uma caneca - dessas de ferver leite - até levantar fervura e desligue. 
Com a mistura ainda quente, aspire o vapor da hortelã. Para ficar mais fácil, faça um funil de papel para aspirar o vapor através dele. 
* Cuidado para o vapor quente não queimar a pele. 
* Espere a mistura parar de borbulhar, assim o vapor ameniza um pouco.
* Uma dica é usar funil ao contrário, inalando com uma narina de cada vez, diminuindo o risco de acidente. 
* Repita a inalação sempre que sentir os sintomas da rinite incomodando. 

DICAS PARA EVITAR AS CRISES DE RINITE
  • Se estiver muito quente e for desagradável para você, experimente ligar o umidificador não térmico que umedece o ar sem aquecer.
  • crie o hábito de  deixar as janelas abertas propiciando uma ventilação natural, principalmente à noite. Uma tela na janela mantém os insetos do lado de fora.
  • quando possível, prefira ventiladores - mas não esqueça que as pás devem estar sempre limpas para não causar uma crise pela dispersão de pó.
  • evite bebidas muito geladas nos dias mais quentes ou após esforço físico, quando o corpo está muito aquecido. Um bom copo com água fresca (50% gelada+ 50% temperatura ambiente) é um néctar!!
  • água, água, água... não esqueça de hidratar-se constantemente. A hidratação aumenta o fluxo da secreção facilitando a eliminação (alivia o "nariz entupido").
  • 2 comentários:

    Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...