SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

SAIBA MAIS - ACUPUNTURA: VERDADES E MITOS


Já falamos anteriormente sobre os princípios e definições da acupuntura. Resumidamente, a acupuntura trabalha a energia em determinados pontos do corpo que correspondem a todos os órgãos internos como ouvido, pulmão, baço, fígado coração, rins, etc. Assim, se você estiver com úlcera no duodeno, a agulha será aplicada no ponto correspondente que não é necessariamente em cima do estômago, pode ser na perna ou no braço. Hoje vamos abordar o assunto de forma mais prática. 
Em nosso espaço é comum ouvirmos relatos de clientes que em algum momento de suas vidas fizeram uso da técnica e, devido ao atendimento que receberam em clínicas ou ambulatórios, uns gostaram outros não, outros ainda contam passagens no mínimo curiosas e às vezes absurdas, resultando muitas vezes em verdadeiros traumas e fobias de agulhas, demandando de nossa parte todo um trabalho de esclarecimento e conscientização a fim de amenizar o dano emocional causado por uma experiência desagradável. 
Ao procurar o serviço de aplicação de acupuntura, você precisa saber exatamente o que esperar, pois nem tudo é aceitável ou normal. A grande dificuldade que  profissionais e clientes encontram é que, por ainda ser considerado um tratamento "alternativo", as informações permanecem meio obscuras na mídia. A área da saúde, incluindo os médicos adeptos, parece não se preocupar em esclarecer os pacientes com dados que possibilitariam a avaliação de um serviço realmente de qualidade. Com base nas informações que colhemos de nossos clientes, esclarecemos as dúvidas mais frequentes, informando o que esperar e o que não aceitar em um atendimento de acupuntura.
COMO A ACUPUNTURA FUNCIONA? Muitos procuram a acupuntura para aliviar dores mas ela é mais que um analgésico - combate a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa. O estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que agem sobre receptores do sistema nervoso resultando na normalização das funções alteradas. A acupuntura exerce também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticoides pela glândula supra-renal. Há similaridades entre os efeitos da acupuntura e os causados pela serotonina (o hormônio do bom humor), um neuro-mediador produzido pelo nosso cérebro.
DOR - deve-se suportar a dor em benefício da cura?dor cura a dor? - NÃO. É importante saber, que como os pontos de Acupuntura são locais de concentração de terminações nervosas, a região dos pontos tende a ser mais sensível, principalmente se o ponto encontra-se em desequilíbrio devido a uma doença. As agulhas são finíssimas e projetadas para abrir espaço na camada superficial da pele sem perfurá-la como acontece com a agulha de uma injeção, por exemplo (nas injeções o calibre da agulha é muito maior, a técnica de aplicação é diferente e além da perfuração há injeção de líquido contendo a medicação, fatores que não ocorrem na Acupuntura). O procedimento não deve causar dor nem incomodo. Obviamente sente-se a leve picada do contato inicial da agulha com a pele mas é uma sensação muito leve e rápida. Após a colocação da agulha o acupunturista manipula a mesma até que esta atinja o ponto de Te Qi, ficando estabilizada no ponto energético. Essa manipulação também não deve doer. Se durante a sessão você sentir dor ou incomodo muito grande, avise o terapeuta para que a agulha seja imediatamente retirada e reposicionada ou simplesmente o ponto não será trabalhado nessa sessão.
CAUSAS DA DOR - Cada pessoa tem uma sensibilidade dolorosa que é influenciada pelo estado emocional, pelas experiências anteriores de dor e pela integridade das estruturas transmissoras de estímulos no organismo, logo, algumas pessoas podem ser ou estar mais sensíveis a pequenos estímulos. É importante ter em mente que a afirmação "se dói é porque está no local certo" não procede. Alguns pontos são naturalmente mais sensíveis devido à fisiologia, são os pontos que os pacientes chamam de "chatinhos", aqueles que sentimos mais. A presença de dor intensa pode indicar um congestionamento grave da energia do local correspondente ao ponto ou ainda uma inflamação na pele, neste caso deve-se reposicionar a agulha.
SANGRAMENTO - Na retirada da agulha pode haver sangramento. Mas fuja do local se a pessoa que estiver aplicando disser "esse ponto sangra mesmo, é normal". Não existe um ponto que sangra mais que o outro, ou que sangre sempre. O sangramento pode aparecer em qualquer ponto e é determinado pela condição física ou energética do órgão interno correspondente. Em condições de energia estagnada no local, na retirada da agulha pode sair UMA GOTA de sangue, só isso. Em hipótese alguma o sangue deve ficar escorrendo. Normalmente passa-se o algodão limpo e seco e não sai mais sangue nenhum. O sangramento é uma resposta do corpo ao tratamento, é uma válvula de escape para energias estagnadas ou toxinas existentes no órgão, sendo uma ocorrência positiva, mas nem por isso desejável. Um ponto que sangra requer uma maior atenção por parte do acupunturista no sentido de ampliar sua abordagem a fim de promover o equilíbrio da região afetada.
HEMATOMAS - Uma sessão normal de acupuntura não deixa hematomas. No entanto, algumas vezes, a despeito do cuidado do acupunturista ao colocar e manipular as agulhas, aparecem hematomas indolores no local do ponto algumas horas depois ou no dia seguinte,os quais são normalmente são absorvidos sem efeitos secundários.
SENSAÇÃO DE CHOQUE - Após a inserção da agulha poderá ocorrer sensação discreta de peso local, choque elétrico, formigamento ou irradiação que são momentâneas, pouco freqüentes e consideradas normais, pois representam a ativação das terminações nervosas. Essa sensação geralmente é intermitente e indica o restabelecimento do fluxo de energia do meridiano. O ponto está como que respondendo ao estímulo provocado pela agulha. Essa resposta também pode manifestar-se na forma de uma leve vermelhidão ao redor do ponto de inserção da agulha.
DEIXAR AGULHAS NO CORPO - As únicas agulhas que ficam no corpo do paciente são as utilizadas em auriculopuntura, as chamadas agulhas semipermanentes que são fixadas e protegidas por um esparadrapo ou fita microporosa; em acupuntura sistêmica NUNCA deve ocorrer de as agulhas permanecerem no corpo. As agulhas tem uma ordem para ser colocadas e retiradas. Normalmente um blister lacrado vem com 10 agulhas esterilizadas que devem ser aplicadas nos pontos necessários. Um profissional bem treinado sabe que sempre deve contar as agulhas retiradas e proceder com o máximo de atenção e concentração para não expor o paciente a riscos desnecessários. Outro ponto que se deve observar é que, sendo a embalagem estéril, uma vez aberta, caso sejam utilizadas apenas algumas agulhas, todas devem ser descartadas ao final da sessão, pois depois de aberto o pacote as agulhas ficam expostas à ação do meio.


TIPOS DE AGULHAS - As agulhas para acupuntura sistêmica possuem uma parte maior, que funciona como um cabo, que é a área pela qual se deve segurar a agulha para introduzir e também para manipular quando já posicionada sobre o ponto. Os tamanhos são variáveis medidos em mmXmm que indicam o tamanho e a espessura do objeto. As agulhas para auriculopuntura são em forma espiral, ligeiramente mais espessas, parecem umas minúsculas tachinhas, pouco maiores que a cabeça de um alfinete.

CONTRA-INDICAÇÕES DAS AGULHAS - Alguns pontos específicos devem ser evitados em gestantes. Pessoas com distúrbios da coagulação ou com imunidade deficiente requerem cuidados especiais: reforçam-se os cuidados com assepsia e evitam-se manipulações vigorosas e desnecessárias da agulha. Não é aconselhavel a aplicação de agulhas em: dependentes de drogas, soro-positivos, idosos a partir dos 70 anos (devido à escassez de chi),  locais de dor aguda, crianças muito pequenas (abaixo dos sete anos). Para esses pacientes, existem alternativas não invasivas com excelentes resultados. Na Rharomasy, particularmente, temos a filosofia de não expor o cliente a dor ou desconforto de espécie alguma, assim fazemos largo uso da acupuntura sem agulhas sempre que necessário e, mesmo nas sessões com agulhas, é comum os pacientes relaxarem tanto que chegam a cochilar.
ALTERNATIVAS ÀS AGULHAS - Se você faz parte de um dos grupos para quem as agulhas não são indicadas, ou simplesmente tem pânico de agulhas, saiba que isso não é um impedimento para beneficiar-se dos efeitos da acupuntura. Os pontos podem ser manipulados com uma vasta gama de recursos que acabam recebendo várias denominações, assim temos uma variedade de punturas que consistem basicamente na aplicação dos elementos nos pontos. Vejamos algumas:
PASTILHAS STIPER
STIPERPUNTURA - Aplicação de pastilhas stiper, confortáveis e muito eficazes, são ideais para aplicação em crianças e idosos 
FITOPUNTURA - aplicação de elementos fitoterápicos - partes de plantas e flores com funções terapêuticas, que são fixados na pele com fita microporosa.
CROMOPUNTURA - aplicação de cores com caneta de luz ou focos de lâmpadas coloridas.
CROMOPUNTURA
AROMAPUNTURA - aplicação de óleos essenciais em patches de algodão, agulha com óleo essencial, massageamento do óleo essencial no local, ou combinados com stiper
ARGILOPUNTURA - aplicação de argilas específicas de acordo com o local e a patologia a ser tratada.
DIGITOPUNTURA
DIGITOPUNTURA - Procedimento terapêutico que combina os princípios da massagem (pressão com os dedos) e os da acupuntura. O estímulo nos pontos são feitos com os dedos do profissional, que de forma suave equilibra o fluxo de energia, agindo de maneira a ativá-lo ou suavizá-lo, de acordo com a necessidade individual. Ansiedade, depressão, má digestão, dores nas costas e articulações e enxaqueca, também se mostra muito eficaz no tratamento de alergias, apresentando um índice de até 80% de melhora nestes casos. No entanto, a digitopuntura não é recomendada para pacientes debilitados, de idade avançada ou crianças. Em mulheres grávidas alguns pontos no abdômen são contra-indicados. É também contra-indicada nas seguintes regiões: face anterior do pescoço, axilas, região lateral do tórax, ao redor das mamas, face medial ou interior das coxas, fontanela, em lesões e úlceras. 
CRISTALOPUNTURA
CRISTALOPUNTURA - colocação de gemas e cristais em estado bruto ou roladas e ainda fixação de micro-esferas de cristal sobre os pontos para equilibrar a energia vital favorecendo a cura. Diferente das agulhas, as pedras e cristais dispõem de uma maior diversidade de sintonia, que pode ajudar mais eficazmente a focar no equilíbrio energético e emocional do cliente. 
MAGNETOPUNTURA - aplicação de imãs ou outros elementos magnetizados, inclusive micro-pastilhas fixadas sobre os pontos.
APLICAÇÃO DE MOXA
MOXATERAPIA - Aplicação de calor nos pontos, sem tocar a superfície da pele, remove e desobstrui os bloqueios de energia restabelecendo o seu fluxo saudável. A moxa é preparada a partir da Artemísia, uma erva aromática perene comum. Suas folhas são lavadas, secas, trituradas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias e se transformem em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal. Aplicada aos pontos de acupuntura específicos à deficiência de yang, o corpo absorve o calor o máximo possível, recuperando o Qi (energia) do yang do corpo e o "fogo ministerial", a fonte de todo o calor e energia do corpo. 
MOXA INDIRETA
O calor do bastão de moxa também pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele. Esse processo é tido como moxa indireta: consiste em pegar uma pequena quantidade da lã de artemísia, enrolá-la, colocá-la na ponta de uma agulha de acupuntura (já fixa no corpo) e acendê-la. O calor da moxa percorre o cabinho e a agulha e esta transfere o calor especificamente ao ponto desejado no corpo. A moxabustão pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.
HAI-HUA

HAI-HUA - criado na década de noventa, chegou ao Brasil há cinco anos. Permite a acupuntura através de imãs que liberam cargas eletromagnéticas e estimulam os pontos do corpo, porém sem o uso das agulhas. Cada estímulo tem duração de um minuto. Estudos recentes comprovam os benefícios em tratamentos de dores crônicas e agudas e também indicado para doenças na coluna, enxaquecas, artrose, nevralgia, entorses, LER, DORT, entre outros.
LASERPUNTURA
LASERPUNTURA - Estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidadeque não gera calor e tem baixa penetração na pele. Além dos princípios da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e da Acupuntura Científica, a Laserpuntura baseia-se nos efeitos biológicos do Laser, promovendo biomodulação, analgesia e anti-inflamação. Durante a aplicação é necessário que o acupunturista e o paciente usem óculos protetores.
DIAPASOTERAPIA
DIAPASOTERAPIA - recebe vários outros nomes entre  eles, Fonoforese.Oferece infinitas possibilidades de ouvir e sentir os tons através de diapasões, que são devidamente escolhidos, vibrados e em seguida, colocados sobre os pontos de acupuntura que ativam os respectivos meridianos no corpo. O diapasão transporta as vibrações até o ponto do corpo onde a energia está bloqueada, removendo-a e restabelecendo o equilíbrio energético e também influenciando um grupo total de funções físicas e mentais.
AURICULOPUNTURA - ESFERAS DE OURO
AURICULOPUNTURA - fixação de  micro-agulhas (agulhas espirais semipermanentes), micro-esferas ou outros elementos nos pontos reflexos  situados no pavilhão auricular. Mais comumente utilizamos: ESFERAS DE OURO - Micro-esferas utilizadas para  tonificar (estimular) a função do ponto. ESFERAS DE PRATA - Micro-esferas utilizadas para sedar (reduzir) a função do ponto. ESFERAS DE CRISTAL - Micro-esferas "inteligentes" que sedam ou tonificam a função do ponto de acordo com a necessidade do organismo.

Lembre-se sempre de que a prevenção é o melhor remédio. No entanto, como só procuramos o auxílio em face à dor insuportável ou a sintomas evidentes de que algo está errado, muitas vezes o processo já está avançado e o tratamento é prolongado. 
A acupuntura, como qualquer outra modalidade de tratamento, quando aplicada logo nos primeiros sinais de alteração na saúde, apresenta uma resposta é rápida e eficiente.

21 comentários:

  1. Tenho 4 hérnias na lombar. Faço acupuntura e estou melhorando. É normal sentir choques com as agulhas e sangrar na testa qdo retira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por apresentar um número tão expressivo de hérnias na região lombar, acredito que o seu caso ultrapasse os limites do trabalho com Acupuntura. Interpreto que o seu caso deve ter uma abordagem acentuadamente holística (físico, mental, emocional e energético), pois por melhor que seja o tratamento a recorrência da questão se fará presente em decorrência da verdadeira origem não ser tratada de forma eficaz.
      Pelo descritivo fica evidente que a Acupuntura promoverá excelentes benefícios, mas não poderá sozinha resolver o seu problema na origem.
      Referente a choques e sangue, peço que leia as mensagem respondidas logo abaixo.
      Quaisquer dúvidas estamos à inteira disposição.

      Grato pelo questionamentos,
      Antonio de Alexandre - Terapeuta Holístico do Instituto Rharomasy

      Excluir
  2. Também gostaria de saber, se as agulhas devem ser estimuladas , pois sinto choques, como se estivesse ligado acima corrente elétrica . Melhorando preciso RPG ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) existem diversas técnicas de estimulação e algumas linhas de trabalhos que desaconselham o estímulo. Tudo vai de qual questão está sendo tratada e o método que está sendo empregado. Pelo que você descreve, se há um desconforto, recorrente é importante expor ao Terapeuta Acupunturista para que ele avalie outras possibilidades de tratamentos.O importante é frisar que tratamento com Acupuntura está muito longe de ter agregado qualquer tipo de sofrimento e desconforto or menor que seja. Quanto a questão de RPG, sinceramente há a necessidade de uma análise mais apurada e pessoalmente para que possamos emitir uma opinião mais direcionada.
      Grato pelos questionamentos, Antonio - terapeuta Holístico do Instituto Rharomasy

      Excluir
  3. Sentir choques é normal? Sangrar na testa qdo retira a agulha e tido como certo? Atas agulhas devem ser colocadas? Quais os pontos certos para resolverem as dores da lombar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. micro choques com baixa intensidade nas primeiras sessões (até 3ª~4ª), pode ser considerado normal. Depois disso requer uma análise mais apurada por parte do terapeuta envolvido no tratamento.
      A questão sangrar é muito polêmica, mas aconselho sempre que o máximo que deve ser expelido de sangue é de no máximo uma gota. qualquer coisa diferente disso o terapeuta deve analisar o modo como está aplicando. Se o acontecimento for recorrente aconselho interromper imediatamente. Por esse motivo no Instituto Rharomasy dispomos de diversas técnicas de Acupuntura que dispensam o uso de agulha. Referente ao número de agulhas, existem diversas técnicas e cada uma delas uma quantidade, mas devo advertir que se o limite de 10 agulhas for ultrapassado é porque há uma ansiedade do terapeuta que não agregará bons resultados conforme ele acredita. Referente aos pontos certos requer uma análise mais apurada e cada caso é um caso. O grande diferencial de uma Terapia Verdadeiramente Holística é de que cada pessoa deve receber o tratamento personalizado.
      Grato pelos questionamentos, Antoino - Terapeuta Holístico do Instituto Rharomasy

      Excluir
  4. É importante que todo terapeuta saiba até onde cada modalidade terapêutica pode contribuir com o momento vivido pelo cliente. Lembrar que toda modalidade possui limitações e conta indicações e ainda mais importante é que cada cliente terá melhores resultados de acordo com o seu conjunto de crenças, empatia com o terapeuta e o quanto este cliente está disposto a querer verdadeiramente encontrar o equilíbrio para o sue momento.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Tenho artrose no ombro e fiz minha primeira sessão hoje. Meu braço tremeu demais, involuntário e fiquei com o coração acelerado. É correto sentir tão forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é correto.
      Significa que o protocolo empregado ficou incompleto.
      Aconselhamos uma segunda avaliação com um Especialista.

      Excluir
  6. Boa tarde
    Eu fiz a uma semana uma sessao o medico colocou dois pontos entre o peito e um pouco abaixo da traquéia me disse que era para minha gastrite e na altura dos ombros para dor cervical
    Resultado parece que eu levei um soco na traquia de tanto que ficou doendo e nos ombros além de não melhorar o músculo ficou muito mais dolorido isso é normal?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se há um tempo médio para ficar com as agulhas espetadas?. Pela primeira vez fui a uma sessão e acumpuntura, pois estava com muita dor na musculatura do braço direito, proximo e abaixo do cotovelo, musculatura superior, e a terapeuta colocou as agulhas e fiquei lá imóvel durante 1 hora e 20 minutos, sem receber nenhuma visita ou orientação. Ao final a secretária entrou, retirou as agulhas e a responsável técnica siquer me perguntou se eu estava bem. Me senti um lixo.... e o pior, a dor além de não passar, (por eu ter ficado tanto tempo com o braço imóvel), ficou pior. Com certeza nunca mais volto lá!

    ResponderExcluir
  8. Comecei um Tratamento com Acupuntura dia 04 Nov no Posto de Saúde,
    para Dores lombares e Nervo Ciático. Durante a sessão, tive dores fortes na
    região central da lombar, quando uma agulha foi inserida e tambem no peito do pé esquerdo.
    A Médica retirou as agulhas logo, mas notei que ao sair do Ambulatório, minha
    coluna ficou dolorida.

    Estou com dores na coluna desde então, sem parar...
    Amanhã dia 11 Nov, terei a 2ª sessão e temo que as dores continuem!!!
    Acredito que estas agulhadas podem ter pego um ponto errado...

    Isso pode ser prejudicial á minha saúde??? Tenho diabetes e pressão alta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há dúvida que é preocupante essa sua descrição.
      A princípio recomendo buscar por um suporte de uma segunda opinião profissional.

      Excluir
  9. Estou fazendo tratamento para dor cervical, lombar e ciática. O terapeuta pressionou minha cabeça na parte da frente, buscando dores, porém as dores estavam somente do lado esquerdo da cabeça, onde foram colocadas as agulhas. No dia seguinte todo esse lado estava duro, até a regiao dos ombros, doeu muito por 2 dias nao conseguia virar o pescoço. É normal?? Fiquei, muito assustada. No aguardo. Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orientamos entrar em contato imediatamente com o profissional que lhe atendeu.
      Caso não se sinta confortável com a resposta busque uma segunda opinião com um profissional especialista.

      Excluir
  10. Bom dia, gostaria de saber, por gentileza, se é normal colocar varias agulhas no topo da cabeça,pois na minha primeira sessão de acupuntura, o Dr me encheu de agulhas no topo da cabeça, que deu uma reação de dor intensa quase de imediato, ele só retirou depois que colocou todas as agulhas, no dia seguinte acorde com muita dor nos nervos da cabeça, já tem uma semana, e ficou muito dolorido o topo da cabeça, detalhe: sangrou e eu fui lá pra tratar uma dor de tendinite no braço e bursite, embora estava tomando medicações passado por ortopedista e não estava fazendo efeito, e me queixei também de síndrome metabólica,taxas elevadas colesterol ruim, triglicerideos e pre diabética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição há margem para interpretação de que o tratamento foi de Craniopuntura.
      Se essa dor passou rapidamente, afirmamos que esta possibilidade pode existir, mas se durou por tempo prolongado aí realmente é necessário notificar o profissional para que ele verifique o que está acontecendo. Afirmamos também que dependendo da gravidade de uma questão, as outras podem ter sua prioridade passada para um segundo momento. É sempre aconselhável ao término da sessão perguntar ao profissional que lhe atendeu, qual é o planejamento dele.

      Excluir
  11. Boa noite! estou com muita dor no ombro e lado direito do corpo que pega desde o pescoço desce pelo ombro braços coluna e lombar e perna... minha acunputurista fez acupuntura comigo deitada de lado... colocando pontos somente no lado que dói. Pode fazer isso? Como fica a parte de equilibrar os pontos no corpo inteiro. e fiquei com um caroço dolorido em um ponto qdo tirou a agulha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há diversas métodos de Acupuntura, mas o princípio de bilateralidade é sempre recomendado.
      Este caroço não é um indício muito bom.
      Por estes dois motivos apontados, recomendamos conversar com o profissional que lhe atendeu.
      caso ainda assim se sinta desconfortável, recomendamos procurar por uma segunda opinião.

      Excluir

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...