SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NOTÍCIA IMPORTANTE- ALOE VERA PROIBIDA PELA ANVISA

OUTRA NOTÍCIA CHOCANTE: Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de aloe vera. Todos os noticiários divulgaram a mesma nota. Veja a reprodução na íntegra: "De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União.
A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.
De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido. As informações são da Agência Brasil."
Na mídia televisiva a notícia foi divulgada pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, e caiu como uma bomba principalmente sobre os usuários do delicioso suco de babosa. O mais interessante é que a mesma rede globo divulgou numa reportagem que incluía a babosa, ano passado (assista aqui), que a mesma Anvisa reconhecia o valor dos fitoterápicos e  regulamentava seu uso, desde que especificado nos rótulos dos produtos, mais estranho ainda é que a empresa líder que comercializa vários produtos da planta no Brasil, tem seus produtos aprovados pelo FDA - reconhecido pelos rígidos padrões de liberação de alimentos e remédios - além de contarem em seus rótulos com a chancela da própria Anvisa e do Ministério da Saúde. 
Obviamente não se deve abusar de um produto porque é natural, como já dissemos, há que ter bom senso pois o que difere o remédio do veneno é a quantidade. Mas será que é o caso para tanta celeuma? Porque ninguém cai matando em cima do uso indevido do Victoza por pessoas que querem simplesmente emagrecer, adquirindo um remédio caríssimo e privando aqueles que realmente necessitam do medicamento? Será porque a indústria farmacêutica é quem lucra com isso? Já o nicho da babosa está centralizado nas mãos de uma grande empresa voltada ao uso de produtos naturais que  obviamente não dividirá seus lucros com a máfia farmacêutica. Quero deixar claro que em momento algum desabono o valor dos medicamentos sintéticos industrializados mas vejo como desnecessária essa guerra da indústria farmacêutica, há lugar para todos no mercado. Os produtos naturais podem e devem ser utilizados como uma ferramenta complementar, tanto que muitos médicos indicam a seus pacientes produtos de base vegetal para auxiliar nos tratamentos ou ainda para aliviar possíveis reações indesejadas da medicação preconizada. Para nos deixar mais confusos, como a Anvisa pode dizer que não há estudos  suficientes para comprovar a eficácia de uma planta usada milenarmente por várias civilizações e atualmente largamente consumida nos países orientais e europeus com excelentes resultados na área da saúde e também como suplemento alimentar? 
O PERIGO AUMENTA:  Ao que parece a Anvisa não atentou para fato de que, tirando do mercado produtores que  tem o conhecimento de como extrair o melhor da planta de forma segura e utilizá-la na dosagem benéfica, abre espaço para que produtores quiçá desqualificados - e mesmo os próprios consumidores -  passem a manipular a erva de forma indevida podendo trazer consequências desagradáveis. Não seria melhor permitir à população o acesso a produtos que se não tem benefícios comprovados - segundo a opinião da Anvisa - tampouco apresentam malefícios?

5 comentários:

  1. Infelizmente neste país quando se tem empresas , pessoas fazendo algo de bom, algo de benéfico para as pessoas, essas industrias farmaceuticas ou seja lá quem for, interferem negativamente, a ANVISA não sabe mais o que faz ou o que aprova, um momento a Aloe Vera é eficaz, agora não mais, isso é rídiculo, acredito que a ANVISA esteja analiando a BABOSA maléfica, a que não pode ser conumida e se fez esquecer da principal.

    ResponderExcluir
  2. Jo Panichek15/11/11 22:49

    Ha muito tempo se consome sucos de gel de babosa no Brasi, talvez há uns 20 anos pelo menos empresas sérias vendem suco de gel de aloe vera. Dizer que faz mal agora...não me convence, mesmo porque uso gel de aloevera há 7 anos e melhorei muito do meu trato digestivo, é um excelente alimento na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Uma decisao ridicula que so pode estar ligada a corrupcao.
    Por que nao proibem o amianto (usando em telhas eternit) que esta provado que causa cancer e esta proibido em todos os paises desenvovlidos?

    ResponderExcluir
  4. Faz-me rir... a Anvisa preocupada com a saúde da população?!?!?!?! hahahaha está preocupada sim com a queda nas vendas de omeprazol, medicamento que eu tinha banido da minha vida depois de começar a tomar o suco de aloe. porém, não tive tempo de fazer um tratamento adequado e já começo a sentir os sintomas da gastrite novamente. Vou acreditar na preocupação da Anvisa com a saúde e bem estar da população quando ela proibir de vez o cigarro....

    ResponderExcluir
  5. As industrias farmacêuticas tem mesmo que evitar o uso da babosa pela populacao para nao diminuir seus lucros. Aloe vera é tao poderosa que substitui varios (muitos) produtos, atualmente no mercado. Cleopatra do antigo Egito, uma usuaria de Aloe vera já naquela época, deveria ter usado nesses empresarios e na turma da ANVISA os varios venenos de cobra que testava nos escravos, antes de selecionar o mais rapido e efetivo para si mesma.

    ResponderExcluir

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...