SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SAIBA MAIS – VITAMINAS IMPORTANTES NA DIETA


Como anda sua dieta? 
Costumo dizer que  ninguém entende mais de dieta do que os gordinhos, porque já experimentamos de tudo e consultamos tudo quanto é tipo de especialista. 

Então, todos sabemos que existe uma fórmula absoluta e imutável: 
perda de peso duradoura = dieta balanceada+ atividade física
Mas...

Muitas vezes, querendo acelerar o processo, a pessoa segue um cardápio rígido, cheio de restrições e no fim  a dieta simplesmente não funciona...como é possível?  Os especialistas nos advertem que pode ter ocorrido uma carência de vitaminas e minerais que ajudam na perda de peso.

A nutricionista Santhi Karavias, no artigo Dietas Malucas, nos adverte: "Antes de experimentar as dietas da moda, você deve certificar-se de que irá ingerir todas as vitaminas e minerais necessários para o funcionamento apropriado do organismo".  

Quando são cortados alguns grupos alimentares essenciais – principalmente em dietas exclusivas , que utilizam só um tipo de alimento, por exemplo só frutas por uma semana -  é necessário o uso de suplementos vitamínicos para que o corpo funcione adequadamente e também para evitar o surgimento de doenças carenciais.  
Listamos abaixo algumas das vitaminas essenciais para quem quer emagrecer:

Vitaminas B: Todo o complexo B tem um papel importantíssimo no bom funcionamento do corpo humano.
Vitamina B6 - (Piridoxina) é encontrada naturalmente e em boa quantidade nos grãos integrais, banana, vegetais verdes, batata, legumes, leite, atum e frango. 
Tem um papel importante no metabolismo das gorduras e na regulagem da tireóide, então, aumentar a ingestão desta vitamina pode acelerar seu metabolismo e ajudar na queimar de calorias. 
Na falta da Vitamina B6 podem ocorrer: dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea e nervosismo.
Biotina (Vitamina H, B7,B8) Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos assim, garante o bom equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e previne altos e baixos energéticos tornando mais fácil resistir às guloseimas. Tem como principal função neutralizar o colesterol.  
Pode ser encontrada na levedura de cerveja, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite, pólen de flores, broto de alfafa, melão, iogurte. Também é produzida por bactérias do intestino.
A carência de biotina causa problemas cutâneos como furunculose, seborréia do couro cabeludo e eczema.

Vitamina D (calciferol) - promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. 
Recentes estudos apontam para o fato de que pessoas com níveis mais altos de vitamina D foram capazes de perder mais peso do que os carentes desse micronutriente.  
Ela atua como um hormônio que equilibra as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através da regulagem da absorção desses minerais no intestino delgado. 
As principais fontes naturais são o bacalhau, salmão, ovos e queijos. 
A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e em crianças causar raquitismo, uma avitaminose. 
Em idosos, essa deficiência pode ocorrer porque a pele produz menos vitamina D, mesmo quando exposta à luz solar (só ingerir suplementos  sem tomar sol não adianta), ou ainda pelo excesso de protetor solar.

Vitaminas C (ácido ascórbico) e E (tocoferol): Ambas são muito importantes na luta contra os radicais livres. Elas estimulam o sistema imunológico e ajudam a combater a fadiga. 
A vitamina C ajuda o corpo a converter a glicose em energia e evita o catabolismo. 
Favorece a formação dos dentes e ossos, ajuda a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos; também é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. 
É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.  
Por esses motivos você deve incluir em sua dieta frutas cítricas, folhas verdes, brócolis e fígado. 
A carência da vitamina C causa uma avitaminose chamada escorbuto caracterizada por queda da imunidade e sangramento das gengivas.
A vitamina E ajuda a preservar a vitamina C pois ajuda a aliviar situações de stress, particularmente as geradas pelo oxigênio. 
É antioxidante, atua através do bloqueio das moléculas de Radicais Livres. 
Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular, necessária à formação das células sexuais e vital para o sangue.
Entre as melhores fontes naturais de vitamina E estão: sementes de girassol, espinafre, amêndoas e pimentões. Na falta desta vitamina na alimentação pode desenvolver-se avitaminose que leva a esterilidade (infertilidade).

Cromo: Metal presente na natureza, trata-se de um elemento essencial para o ser humano, porém em altas concentrações é tóxico. 
Como principal função, o cromo ajuda a potencializar a ação da insulina, que é responsável pela distribuição do açúcar no corpo sempre que comemos. 
Ele ajuda a evitar que o corpo torne-se menos sensível à insulina e faz com que o organismo utilize-a  mais adequadamente, não sobrecarregando o pâncreas, órgão responsável pela produção deste hormônio. 
Estudos demonstraram que o cromo também atua ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenças do coração. 
Muito usado nos produtos para emagrecer, ajuda no processamento dos carboidratos na sua forma de picolinato de cromo (quando ligado a um aminoácido), que auxilia a manutenção do metabolismo saudável, a queimar a gordura e acelerar a perda de peso em pessoas obesas, além de ajudar no aumento da massa muscular. 
É encontrado em maior quantidade no levedo de cerveja, mas também está presente na Canela, Carnes, Queijos, Cereais integrais, Cogumelos, Nozes, Brócolis e Cevada. 
A ausência de cromo provoca intolerância à glicose e, como consequência, o aparecimento de diversos distúrbios como ansiedade, fadiga e problemas de crescimento e diabetes. Em contraposição, seu excesso (em nível de nutriente) pode causar dermatites, úlcera, problemas renais e hepáticos. 

Atenção: O consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis - A (Retinol, Betacaroteno, Tretinoína, Alfacaroteno) - D (Ergocalciferol, Colecalciferol, Didrotaquisterol, Calcitriol, Calcidiol) - E (Tocoferol, Tocotrienol) - K (Naftoquinona, Filoquinona/K1, Menatetrenona/K2) -  pode provocar efeitos extremamente desagradáveis. Para se certificar das doses certas para você converse com seu médico e procure sempre a orientação de um nutricionista antes de iniciar uma dieta, seja para fins de emagrecimento ou de restabelecimento do equilíbrio geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...