SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 29 de outubro de 2011

SAIBA MAIS - REFEIÇÕES ANTI-STRESS

Na atualidade o ritmo diário tornou-se tão frenético, tantas coisas pra fazer, tão pouco tempo.... nem as crianças escapam da condição do stress. Bem, já que é praticamente impossível fugir dele, devemos aprender a amenizar seus sintomas. Uma boa forma é utilizar alimentos a nosso favor. Ao que parece determinados alimentos tem a capacidade de agir quimicamente promovendo melhores condições orgânicas que resultam em alívio dessa condição.
Nutricionistas, médicos e estudiosos já concluíram que a forma como comemos tem grande influência na reação e intensidade do stress. Afinal, quem não fica estressado quando está com fome e "vira uma fera", ou então vive mal humorado quando está "enfezado" (cheio de fezes). Se as condições ambientais já são bastante ruins, vamos dar uma forcinha para nosso corpo combatendo por dentro o que vem de fora, ok?
Aqui vão algumas dicas para manter o corpo pronto para combater o stress:
  1. DESCARREGAR COMENDO: muitas pessoas fazem isso e para elas é uma necessidade visceral mascar alguma coisa diante de uma pressão no trabalho por exemplo. Para evitar armadilhas, tenha sempre petiscos saudáveis à mão, de preferência de textura consistente, como maçã, cenoura, amendoim de soja. Além de serem mais saudáveis, devido à resistência na mastigação, provocam uma descarga mais satisfatória da energia do stress.
  2. MANTENHA UMA DIETA SAUDÁVEL: uma dieta pobre pode ser tão ou mais perigosa que fumar ou beber - pode fazer você ganhar peso e baixar o nível de energia causando falta de atenção e concentração, o que pode prejudicar no trabalho e estudos. Por outro lado, uma dieta equilibrada mantém você  nutrido e forte para matar seu leãozinho diário. Lembre-se que vegetais (legumes e verduras) são a maior fonte de vitaminas e minerais da nossa dieta. Então, quanto mais consumi-los, melhor.
  3. EQUILIBRE AS REFEIÇÕES: Evite comer muito no almoço, prefira fracionar em pequenas refeições ao longo do dia, comendo várias vezes você mantém o nível de energia constante. Mas atenção, procure sempre consumir lanches saudáveis, assim você terá mais condições de driblar situações estressantes.
  4. EXERCITE-SE: Comece o dia comum exercício leve, caminhar o correr algumas quadras, mas não esqueça de levar água pra se hidratar e tome um café da manhã bem leve.
  5. COMA PELO MENOS UMA PORÇÃO DE VERDURA DIARIAMENTE: Tente comer pelo menos uma verdura escura e um vegetal laranja ao dia. Evite adicionar sal ou açúcar a vegetais e frutas e prefira prepará-los no vapor, grelhados ou assados em vez de fritos.
  6. COMA CEREAIS INTEGRAIS: cevada, arroz integral, aveia, quinoa e arroz selvagem devem ser parte de sua dieta diária.
  7. DURMA O SUFICIENTE: Tanta coisa prafazer, tantos compromissos, decisões a tomar, são coisas que podem interferir no seu sono. Um bom sono, mesmo que sejam poucas horas, mas com muita qualidade, restaura seu corpo físico e descansa a mente, melhora a memória e o poder de concentração.
O QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE COMER:

  • Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o stress está alto, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consome as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6. 
  • Alface: Já faz parte da sabedoria popular - alface acalma. Isso se deve a substâncias encontradas principalmente nos talos, que atuam como calmante natural. Lembram da dica de fazer chazinho de talo para as crianças?
  • Espinafre e Brócolis: Como bons vegetais escuros, contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, magnésio, fosfato e vitaminas A e C combinados com complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso, combatendo  a depressão. 
  • Peixes e frutos do mar: ajudam a diminuir o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio (antioxidante), que agem diretamente no cérebro. 
  • Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado, na carne de peru e na Castanha do Brasil (apenas uma unidade já fornece a qauntidade diária recomendada).
  • Laranja e outras frutas que contenham Vitamina C: É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo. também possui vitamina B  e promove o melhor funcionamento do sistema nervoso
  • Maracujá: As folhas é que são calmantes, analgésicas e relaxante muscular, porque apresentam substâncias depressoras do sistema nervoso central. O fruto não é calmante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...