SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 15 de outubro de 2011

SAIBA MAIS - ÔMEGAS 6 e 3

Descobertas sobre os Ômegas
Quando se fala em alimentação é tudo muito polêmico, afinal o grande órgão do pecado no homem é justamente a boca - fonte primária de prazer, desde a primeira mamada sucumbimos à satisfação de degustar para o resto da vida. Na busca de um corpo perfeito, mais saudável, e no combate a ação do tempo, cada descoberta, cada resultado de pesquisa dos cientistas gera nova polêmica. 
Daí já tivemos as fases do "corta" : corta o ovo da dieta, corta o açúcar, corta o abacate, corta a banana, corta todas as gorduras... e por aí vai. Felizmente, as mentes esclarecidas do novo século estão finalmente difundindo o  conceito de que antes de cortar o importante é EQUILIBRAR . Que as gorduras vegetais são de longe muito mais saudáveis e aceitas pelo organismo do que as animais, já estamos cansados de saber. Também sabemos que não podemos excluir completamente as gorduras da alimentação. Os óleos vegetais nos fornecem  elementos essenciais para o trato metabólico que são os ômegas (http://rharomasy.blogspot.com/2011/03/saiba-mais-o-que-sao-omegas.html), no entanto, pesquisas tem mostrado que mesmo o consumo desses óleos (e toda a nossa dieta diária) deve ser moderado e equilibrado. 
Devemos atentar novamente à importância da dieta equilibrada. Estudiosos avaliaram que no caso dos ômegas é importantíssimo equilibrar o consumo do ômega 6 e do ômega 3. Revendo dados históricos, levantou-se que antes da industrialização, a dieta regular apresentava proporções desses ômegas de 1:1 a 2:1, consideradas adequadas ao homem. Com a proliferação dos industrializados da vida moderna, a alimentação passou a incluir: óleos refinados, reduzido consumo de vegetais, pescados e frutos do mar (fontes de ômega3), desequilibrando a proporção para 10:1 até 50:1! Estudos relacionam esse desequilíbrio ao surgimento de doenças cardíacas e câncer. Populações que apresentam uma dieta variada consumindo todas as categorias alimentares equilibradamente, apresentam níveis adequados de selênio, fibras,polifenóis e antioxidantes como o resveratrol, vitaminas C e E e a Glutationa- elemento presente nos peixes e importantíssimo para equilibrar ômegas 6 e 3 no organismo. Todos esses elementos auxiliam o organismo a combater os radicais livres, diminuindo o risco de doenças crônicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a FAO (Organização para Alimentos e Agricultura) recomendam consumo de ômega 6 e 3 a proporções de 5 a 10:1 como consumo saudável.
Em 1999 os pesquisadores Simopoulos e Robinson publicaram o Guia Dietético para Dieta do Ômega em Sete Etapas baseado na dieta da ilha mediterrânea de Creta. 
Confira abaixo as 7 etapas.
1 -Escolher alimentos ricos em acido graxo ômega 3, como peixes gordurosos de águas frias (salmão, atum, truta arenque e cavala), nozes, óleo de canola, linhaça e vegetais verdes; 
2 -Usar óleos monoinsaturados, como azeite de oliva e óleo de canola; 
3 -Comer sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia; 
4 -Coma mais proteínas vegetais, inluindo ervilhas, feijões e nozes; 
5 -Evitar carnes gordas e produtos lácteos com alto teor de gordura devido a presença de gordura saturada; 
6 -Evitar óleos ricos em ômega 6, como: milho, cártamo, girassol, soja e óleos de algodão; (consumir apenas pequenas porções)
7 -Reduza a ingestão de gordura trans, substituindo os seguintes produtos: margarina, gordura vegetal, preparações de pastelaria, frituras, snacks e alimentos processados. 
Bem, com esta lista, mais uma vez concluímos que o ideal é uma alimentação mais natural com produtos orgânicos e integrais, diminuindo o quanto possível os industrializados e a comida pronta, redescobrindo o prazer de ingerir mais frutas, verduras e legumes.
IMPORTANTE : lembre-seque essas condutas são dicas alimentares e devem estar associadas a um consumo equilibrado de todos os elementos necessários ao bom funcionamento geral do  organismo, considerando a proporção de consumo e gasto de energia individual. Procure seu nutricionista, que é a pessoa mais indicada para para auxiliá-lo a montar uma dieta ideal para você.Veja nossa página de parceiros http://rharomasy.blogspot.com/p/nossos-parceiros.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...