SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Saiba mais - o que é (realmente) Drenagem Linfática


Drenagem linfática é uma terapia que foi criada para favorecer a saúde e atua de forma muito eficaz também no campo da estética, tanto que muitos acreditam ser um procedimento estético apenas e acabam procurando este serviço exclusivamente como forma de reduzir medidas.
O que vemos atualmente no mercado da beleza é uma banalização deste procedimento tão importante que, como qualquer outro, requer cuidados e considerações relevantes na hora de se optar por ele.
Você sabe – de verdade – o que é uma drenagem? Reuni abaixo informações essenciais que ajudarão você a entender e ter parâmetros para avaliar um serviço de drenagem com respostas às dúvidas mais frequentes e a quebra de alguns mitos que foram sendo criados, alguns mais por conveniência comercial, outros, por puro desconhecimento da verdade. Boa leitura.
SISTEMA LINFÁTICO - O sistema linfático representa uma via auxiliar de drenagem do sistema nervoso. Líquidos provenientes do interstício (entre tecidos) são devolvidos ao sangue através da circulação linfática, que está ligada à circulação sangüinea e aos líquidos teciduais. É composto por: linfonodos, baço, amídalas, intestinos, medula óssea, pele.
LINFA - A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. É ela que carrega os linfócitos – glóbulos brancos – daí sua importância para o sistema imunológico.
GÂNGLIOS LINFÁTICOS – ou linfonodos - São glândulas do tamanho de um grão de feijão que podem ser encontradas em todo o corpo. Acumulam-se em certas áreas como pescoço, axilas, peito, abdome e virilha.
DRENAGEM LINFÁTICA - é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular. O procedimento consiste de uma massagem específica realizada com movimentos leves e lentos, que direcionam e melhoram o fluxo linfático.
A finalidade principal da drenagem é esvaziar os líquidos entre os tecidos e os resíduos metabólicos por meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos. As indicações da drenagem linfática tem ampliado, tornando-se uma prática muito popular, mas nem sempre os procedimentos são realizados de um modo correto.
Dica 1 - Atenção: para que seja realizada de um modo correto e com finalidade científica é importante o conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema linfático e a correta indicação da patologia.

Características da drenagem linfática:
  • Desobstrui os gânglios e os vasos;
  • Associa estimulação de pontos de relaxamento e do funcionamento do sistema digestivo;
  • Acelera o funcionamento do sistema circulatório e renal.
Resultados esperados da drenagem linfática:
  • Eliminação de toxinas pela urina;
  • Redução de medidas quando decorrentes de retenção hídrica;
  • Melhora dos sinais da celulite;
  • Melhora do funcionamento do intestino;
  • Relaxamento muscular.

MODALIDADES: A drenagem pode ser manual ou realizada por aparelhos.
A DLM (Drenagem Linfática Manual)- as manobras são aplicadas com as mãos, com o auxílio ou não de cremes e óleos, é indicada como coadjuvante em tratamentos de celulite, gordura localizada, flacidez, estrias tendo indicação necessária em pré e pós-operatórios.
Por aparelhos - a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.

AÇÃO DA DRENAGEM: Ela promove a liberação dos linfonodos com um bombeamento suave em regiões específicas do corpo como axilas, pescoço, virilhas, pernas e calcanhares. O movimento pode ser de caráter estético ou terapêutico. Uma técnica simples é o deslizamento suave realizado com as mãos, com auxílio de um óleo ou creme, em direção à circulação linfática.
Dica 2 - A drenagem linfática deve ser realizada por profissional qualificado -  fisioterapeuta ou massoterapeuta – alguém que conheça  fisiologia humana, isto é, saiba onde, porquê e principalmente COMO está manipulando.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
  • melhora da autoestima e
  • das circulações sanguínea e linfática;
  • relaxamento geral do corpo e
  • efeito rejuvenescedor.

COMO É FEITA: As manobras da drenagem linfática manual são basicamente as seguintes: círculos com os dedos ou com as mãos, círculos com o polegar, movimentos combinados, pressão em bracelete e apresentam os efeitos de Evacuação - processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los – e de Captação- é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.
O procedimento começa de cima para baixo, partindo sempre dos gânglios. É importante preparar e deixar livre o caminho em que o líquido vai passar depois de aliviada a retenção. Por exemplo: Se o profissional vai drenar os pés a até a virilha, deve deslocar a linfa da coxa até ela, depois do joelho para a coxa, da perna para o joelho, e do pé para a perna, terminando com as manobras ascendentes até a virilha.
Dica 3 – Por ser aplicada com  movimentos LEVES  e LENTOS, drenagem não dói nem deixa hematomas – se você se submeteu a uma "drenagem"  com esses efeitos, definitivamente você pagou por algo que não recebeu!

APLICAÇÕES
Na Estética - A drenagem auxilia na redução da celulite e das gorduras localizadas – porque ativa e restaura o ritmo da circulação sanguínea – e através da estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e a nutrir os tecidos, deixando a pele mais saudável  e o corpo revitalizado.
Na Terapêutica -No pós-operatório (facial e corporal) auxilia na diminuição dos edemas e estimula a cicatrização dos tecidos por renovação celular. Também auxilia na recuperação de cicatrizes hipertróficas e beneficia a eliminação dos dejetos da metabolização celular encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados; diminui a fibrose tissular, estimula o sistema imunitário e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. Melhora os quadros de stress, trabalha a estase circulatória.
Dica 4Drenagem sozinha não emagrece! É extremamente útil e funcional como auxiliar no processo de perdas de medidas e até de peso, mas apenas porque promove uma maior eliminação e distribuição dos líquidos no corpo.

Número de sessões – Com uma única sessão, você  pode obter relaxamento e já sentir os efeitos de bem estar, mas como este procedimento tem o caráter de tratamento, geralmente clínicas e profissionais oferecem pacotes de 6 a 10 sessões, aplicadas de 1 a 3 vezes por semana.
Duração aproximada da sessão: Facial: 30 / 40 min.Corporal: 50 / 60 min.

INDICAÇÕES: tratamento e prevenção de
  • edemas, linfedemas, fibroedemas,
  • quelóide, queimaduras, enxertos,
  • pós-operatório de cirurgias plásticas, lipoaspiração,
  • pós mastectomia,
  • varizes,
  • sinusites, otite, rinite,
  • enxaqueca,
  • artroses, artrite, tendinites.

 CONTRA INDICAÇÕES:
  • presença de processos infecciosos,
  • neoplasias, câncer
  • trombose venosa profunda 
  • erisipela
  • infecções agudas,
  • insuficiência cardíaca,
  • hipertensão, 
  • asma brônquica e bronquite asmática.

DÚVIDAS FREQUENTES  - Diariamente, é comum passarmos muito tempo parados na mesma posição, além de mantermos hábitos sedentários e uma alimentação desregrada - três principais fatores que levam à retenção de líquidos. A Drenagem pode nos auxiliar a melhorar a circulação e diminuir o inchaço.Mas diante de tantas ofertas e propagandas oferecendo a drenagem com mil e uma funções, ficamos com dúvidas sobre o que é verdade ou não. Veja abaixo respostas a algumas delas:
1) A drenagem linfática feita com aparelhos é mais eficaz do que a manual? NÃO. A drenagem manual é mais eficaz porque é mais fácil regular a pressão e a velocidade das mãos do que de um aparelho. Além disso, as manobras podem ser mais bem calculadas.
2) Se eu tiver um aparelho de qualidade, posso fazer a massagem em casa? NÃO. A  drenagem sempre deve ser feita por um profissional. Se aplicada de forma equivocada, a massagem pode causar dores, edemas, inflamações dos gânglios linfáticos e até metástase, caso a pessoa não saiba que possui uma célula tumoral.
3) Querer urinar após a drenagem é sinal de que a massagem deu certo? NEM SEMPRE. As pessoas que possuem muita retenção hídrica costumam sentir vontade de urinar logo após a massagem, mas isso não é regra nem sinal de que a massagem foi bem feita
4) Drenagem linfática emagrece? NÃO. Ela é um importante auxiliar no processo. Ela atua na eliminação de líquidos acumulados de forma inconveniente pelo corpo, portanto,  promove a redução de medidas por eliminação de água, e não de gordura. Outra ação importante da drenagem no processo de emagrecimento se dá devido à eliminação de toxinas o que restabelece o poder de atuação do metabolismo favorecendo uma captação mais eficiente dos nutrientes e melhorando a queima de calorias. O que emagrece mesmo é uma alimentação equilibrada aliada a atividade física regular.
5) Gestantes podem fazer drenagem linfática? SIM. Em alguns casos é até recomendável. A retenção de líquidos é uma situação característica da gestação e, por isso, o profissional que acompanha o pré-natal da gestante pode até recomendar a massagem. Mesmo assim, é essencial consultar o seu médico e apresentar a autorização por escrito ao profissional que irá aplicar o procedimento.
6) Óleos e cremes são essenciais para a realização da drenagem linfática? NÃO. A maioria das drenagens é realizada sem a utilização de produtos, pois as manobras consistem em suaves pressões nas regiões dos gânglios. Esses artifícios podem ser utilizados por alguns profissionais, mas somente haverá benefício se eles tiverem  princípios ativos vasodilatadores.
7) Massagem dreno-modeladora é mesmo boa? NÃO. É importante saber que a característica principal da massagem modeladora é a aplicação de manobras rápidas, intensas e profundas que é o oposto da drenagem. O corpo não processa duas informações tão distintas ao mesmo tempo. Se aplicadas juntas uma anulará o efeito da outra. O ideal é que as sessões sejam feitas intercaladas, por exemplo, uma modeladora e no dia seguinte uma drenagem.  O que acontece é que no término de uma sessão vigorosa de modeladora ou redutora, são aplicadas manobras suaves de relaxamento para acalmar o  corpo e restabelecer a circulação que foi hiperativada, essas manobras são muito parecidas com as da drenagem, porém sem a ativação específica dos linfonodos.
Atenção: tenha muito cuidado com os seus nódulos linfáticos eles são uma parte importante de seu corpo – uma massagem muito forte sobre eles pode levá-los ao colapso, também podem ficar inchados ou inflamados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...