SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 28 de junho de 2011

SAIBA MAIS- MANTEIGAS VEGETAIS (Parte II)

No post anterior comentei sobre algumas manteigas vegetais menos conhecidas que podemos utilizar para tratar nosso corpo no inverno. Este post traz a parte II, com as manteigas mais conhecidas. Certamente você já usou um creme ou xampu contendo Karité, Cupuaçu e Cacau. Saiba mais sobre eles agora. Boa leitura.

Manteiga de Cacau (Theobroma Cacao/Cocoa Seed Butter) – é a gordura comestível natural da semente do cacau, extraída da massa de cacau durante o processo de fabricação do chocolate. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico (ácidos graxos essenciais), tem propriedades incomparáveis a qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é emoliente e rica em substâncias antioxidantes. A manteiga de cacau é um ingrediente natural, extremamente nutritiva excelente para combater a pele seca suavizando a pele danificada pois as suas propriedades hidratantes e emolientes recuperam a oleosidade perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. É facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. Ela pode ser misturada com outros óleos essenciais e também ser usada como hidratante na preparação de sabonetes, quando previamente seguidas as instruções de aplicação. No entanto, não é indicada para ser adicionada em produtos para cabelos pois pode deixá-los oleosos. Ótimo emoliente (fornece maciez) para perfumes em pasta, cremes ou loções. Ela é especialmente usada em batons sólidos e líquidos para poder amaciar e proteger o lábio, ja que o cacau possui fator de proteção solar 10, e também é muito bom contra o frio.
Manteiga de Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum) Da mesma família do cacau, o Cupuaçu não é muito conhecido no Brasil, exceto na região norte. Atualmente já existem plantações para suprir alguns mercados do sul do país e do exterior. A semente pode ser encontrada em abundância em algumas regiões e posteriormente industrializadas para a produção de uma cera semelhante à manteiga do cacau, porém com qualidade superior. Seus frutos são os maiores da família; das suas sementes, ricas em fitoesteróis, ß-sitosterol, estigmasterol e campesterol, é extraído um óleo com propriedades fantásticas para a indústria cosmética sendo utilizado como reforçador da barreira lipídica da pele. Hidratante, emoliente e condicionador, é usado como protetor para pele e o cabelo em formulações como hidratantes faciais e corporais, cremes de massagem, formulações anti-idade, óleos de banho, condicionadores e máscaras capilares, emulsões e bálsamo pós-barba, formulações pré e pós-sol, protetores solares, batons, sticks desodorantes, etc. devido a características como: alto poder de absorção UVB e UVC, alta capacidade de absorção da água (240% em peso). A manteiga de Cupuaçu proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele principalmente em peles secas e maltratadas.
Manteiga de Karité (Butyrospermum Parkii) - Originária da África, a Karité é famosa pela manteiga extraída de seus frutos. Composta por uma mistura de ácidos graxos (Ácido Oléico, Ácido Esteárico, Ácido Palmítico e Ácido Linoleico) e por uma fração insaponificável composta por tocoferóis, triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos. Rica em Ácido Cinâmico, atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele contra a radiação UV e potencializando a ação de outros filtros. Tem propriedades antioxidantes, é um excelente emoliente e exerce uma ação protetora sobre a pele prevenindo contra o ressecamento, fornece brilho e maciez aos cabelos; agente emoliente natural, confere sensação aveludada e suavizante sobre a pele. Largamente utilizada na cosmética como princípio ativo em formulações para produtos infantis, anti-idade, para área dos olhos, para peles secas e peles sensíveis, produtos solares, labiais, shampoos e condicionadores para cabelos secos e sem brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...