SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 8 de março de 2011

SAIBA MAIS – O QUE SÃO ÔMEGAS?

ÔMEGAS = Ácidos Graxos Essenciais 
– são moléculas de gordura encontradas em algumas sementes oleaginosas que, para serem funcionais e bioéticas devem ser 100% naturais e extraídas a frio.
Os ácidos graxos participam de incontáveis processos químicos de nosso corpo e são utilizados como “tijolos” na fabricação de alguns hormônios. Existem 2 tipos de ácidos graxos: ômega 3 e ômega 6 que não são produzidos pelo nosso organismo, portanto precisam ser obtidos diariamente por meio dos alimentos. Esses ácidos graxos são chamados “ácidos graxos essenciais” porque, quando presentes em quantidade suficiente no nosso corpo, são usados para fabricar os outros ácidos graxos que necessitamos.
Embora sempre tenham existido na natureza, somente nas últimas décadas passaram a ser estudados e pesquisados mais detalhadamente, ganhando respaldo técnico-científico pelos inúmeros benefícios na promoção e manutenção de nossa vitalidade física e mental.
Um dos principais papéis dos ÔMEGAS é ser um componente de todas as membranas celulares. Os ÔMEGAS são necessários para a formação de uns dos componentes vitais para o corpo chamado de “Prostaglandinas ou Eicosanoide ”- super substâncias iguais a hormônios que são produzidas nas células e utilizadas ali mesmo, não saindo para a corrente sanguínea e são responsáveis por uma enorme variedade de funções incluindo: regulação de pressão sanguínea, função cardíaca, resposta a alergias, inflamação, transmissões nervosas e a produção dos hormônios esteróides.
Em uma pesquisa pela Unicamp, o nutricionista Dennys Esper Cintra identificou o efeito dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-9 no cérebro de animais. Para determinar a dose ideal dos ácidos graxos, Cintra fez três tipos de testes em animais. Ele injetou direto no cérebro de ratos os ômegas 3 e 9. “Testamos uma dose que pode ser obtida em alimentos. Outra dose que só pode ser obtida por suplementos alimentares e uma dose impossível de se alcançar”, conta. O melhor resultado foi alcançado com a menor dose, justamente aquela que pode ser adquirida por meio dos alimentos. “Há um desequilíbrio no cérebro, que pode ser recuperado com esses ácidos graxos”, explica. No entanto, para obter os benefícios destes alimentos, de acordo com o pesquisador, é preciso que eles sejam ingeridos com frequência. “O ideal é pelo menos três vezes por semana”, recomenda.
Abaixo listamos as principais características de cada ômega:

  • ÔMEGA 3 - (ácido alfa-linolênico) conhecido após a década de 80 é importante para o desenvolvimento de SNC (Sistema Nervoso Central) e seu funcionamento. Essencial para o funcionamento do cérebro e do coração. No coração ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois evita que as gorduras ruins (as hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos e causem sua obstrução provocando ataques cardiovasculares. A sua deficiência pode causar retardo de crescimento mudança no comportamento, redução da capacidade de aprendizado, mudez, falta de coordenação, fraqueza, incapacidade de andar, dores nas pernas, prejuízo da aprendizagem, variação de humor, visão turva, alterações na pele e nas mucosas, perda de cabelo, degeneração hepática. Estudos também comprovam que a deficiência de Ômega 3 está associada ao aumento na incidência de câncer de mama, próstata, cólon, no aumento nas taxas de depressões e stress; já o cérebro, sendo constituído de 20% de gordura, necessita do ômega 3 para manter-se ativo – sua deficiência provoca lentidão cerebral, causando a falta de memória.
  • ÔMEGA 6 – (ácido gama-linoleico) conhecido desde 1930. São ácidos graxos poli-insaturados fundamentais par ao bom funcionamento do organismo. Sua deficiência está ligada a inflamação de pele, queda de cabelo, degeneração do fígado e rins, diminuição da reação de cicatrização e aumento da suscetibilidade á infecções, problemas cardiovasculares, perturbação de comportamento retardo no crescimento.
  • ÔMEGA 7 - (ácido palmitoléico) Possui destacada atividade no controle da pressão sanguínea, especialmente em pacientes com hipertensão moderada. O ômega 7 é encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês e adolescentes. À medida que envelhecemos, a quantidade desse ácido diminui. A noz de macadâmia (chamada "rainha das nozes") é a principal fonte conhecida de ômega 7, sendo um excelente coadjuvante na manutenção de uma pele jovem e sadia.
  • ÔMEGA 9 – (ácido oléico) ácido graxo monoinsaturado que por muito tempo foi considerado essencial por suas propriedades benéficas. Seu representante mais conhecido é o ácido oleico. Seus principais benefícios estão relacionados ao seu potencial antioxidante e antitrombótico devido à sua capacidade de reduzir a agregação plaquetária e inibir a oxidação do LDL.Os ácidos monoinsaturados são tão importantes para a saúde quanto os poli-insaturados, pertencendo ao grupo de gorduras saudáveis. Outro efeito importante desse ácido é a capacidade de aumentar a sensação de saciedade, podendo ser usado com esse objetivo no tratamento da obesidade.

Conclusão: O que os ÔMEGAS podem fazer por você
- Diminuir Catabolismo Muscular.
- Diminuir a incidência de câncer no intestino.
- Aumentar a Secreção de Hormônios de crescimento.
- Diminuir a Taxa Total de Colesterol.
- Aumentar a Taxa de HDL (Bom Colesterol).
- Reduzir também arritmias e Triglicérides.
- Apresentar excelentes resultados no tratamento de tensão pré-menstrual e nos sintomas da menopausa, equilibrando e mantendo os hormônios, principalmente o estrógeno.
- Ação antiestrogênica, ou seja, parece ter uma ação contra os tumores dependentes do estrogênio.
- São indicados para regularizar o funcionamento intestinal.
- Podem ajudar a acelerar a perda de Gordura Corporal.
- Aumentam a Ação da Insulina.
- Otimizam o Uso de Oxigênio para a produção de energia (requerida para ótima performance).
- Diminuem a agregação das plaquetas, partículas sanguíneas que se unem para formar os coágulos.
- Quantidades mínimas ou deficientes de ômegas podem provocar grandes mudanças nas reações alérgicas, na pressão sanguínea, na coagulação, nos níveis de colesterol, na atividade hormonal, na função imunológica e na resposta inflamatória, para citar apenas algumas de suas ações.
- Basicamente os ômegas podem atuar como anabólicos, anticatabólicos, antiinflamatórios, fat burning (queimadores de gordura) e melhorar o aspecto de saúde geral. 
Estes são bons motivos para você fazer uso diário de uma boa quantidade de ÔMEGAS em sua dieta.  Uma das melhores fontes atualmente conhecidas são os óleos extraídos a frio 100% naturais.

Algumas das propriedades dos óleos extraídos a frio
São óleos obtidos por primeira e única prensagem a frio, ricos em ácidos graxos mono e poliinsaturados que garantem a bioatividade molecular. Isso não ocorre nos processos industriais, pois devido ao aquecimento perdem a bioatividade e as propriedades exigidas pelo organismo. Quando devidamente extraídos a frio, conservando a condição de óleo bruto, i.e. não refinado, os óleos vegetais mantém suas características originais, veja abaixo o que cada óleo tem a oferecer em matéria de ômegas:

  • Óleo de Amendoim (fonte de ômega 6 e 9). - Rico em Vitaminas do Complexo B – B1 (Tiamina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), não contém colesterol; apresenta valor considerado de vitamina E, fósforo, potássio e zinco.
  • Óleo de Canola (fonte de ômega 9, 6 e 3) - Contém Vitamina E (Tocoferol), Vitamina K (Menadiona) que é a vitamina anti-hemorrágica por excelência, reduz o fluxo menstrual excessivo;
  • Óleo de Gergelim (fonte de ômegas 6, 3 e 9).Fonte de vitamina E e cálcio, Em uso tópico tem alto poder de cicatrização. Oferece proteção para a pele, especialmente na proteção contra raios solares (UV).
  • Óleo de Girassol (fonte de ômegas 6 e 9) – fonte de vitamina E; A sua atividade é, sobretudo abservada em problemas relacionados ao sistema nervoso central;
  • Óleo de Linhaça (fonte de ômegas 3, 6 e 9) - Contém Vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno, além de minerais como ferro, zinco, algumas quantidades de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Diferentemente do trigo, da aveia, da cevada e do centeio, a linhaça pode ser consumida por alérgicos ao glúten, já que não contém essa proteína; é ideal para problema na pele, tais como: psoríase e eczemas. Tem excelente poder de cicatrização, suavização e retarda o processo de envelhecimento.
  • Óleo de Soja (fonte de ômegas 6 e 3) - Contem Vitamina E e Lecitina, que a inibir o crescimento de tumores (principalmente do seio, mama e próstata). A soja contém um fitormônio (isoflavonóide) de estrutura química e ação muito semelhante a do hormônio estrógeno, que por isso já está sendo utilizado nos EUA em (TRH) Tratamento de Reposição Hormonal durante a menopausa.
  • Azeite de Oliva (fonte de ômega 9) - fonte rica em vitamina A, D, K e E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta, e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
  • Óleo de Macadâmia (fonte de ômega 7 e 9) – Rico em vitamina E, dentre os óleos aqui listados, é o único que oferece o ômega 7, responsável pelo metabolismo dos lipídeos. Ele pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol HDL e LDL, reduzir a taxa de açúcar no sangue e favorecer a queda de gordura dos tecidos que envolvem o fígado e o coração.

IMPORTANTE - Estes óleos não são indicados para frituras. Devemos tomá-los puro ou misturar na salada. A adição destes alimentos à dieta pode ajudar você a ter uma alimentação mais saudável e ainda ajudar na prevenção de algumas doenças.


Bem, deixo agora uma dica: Utilizo vários desses óleos citados e recomendo a marca Pazze que oferece todos os óleos mencionados e mais alguns outros igualmente importantes, além de outros produtos naturais essenciais para uma dieta saudável. Acesse o site e confira. http://www.pazze.com.br/  
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...