SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SAIBA MAIS - STRESS

ENTENDA MELHOR O STRESS

O QUE É : Trata-se de um "mecanismo de defesa" natural do organismo que prepara o indivíduo para reagir a uma ameaça externa (ex.: susto, fuga, briga, etc.). Esta ameaça desencadeia alterações neuro-hormonais, ou seja, o cérebro libera substâncias (hormônios) que irão modificar todo o funcionamento do organismo. A reação do stress deixa de ser normal, quando, em algumas situações torna-se crônica e passa então a causar uma série de doenças graves, agravar outras existentes e até mesmo levar á morte.

Fenômeno da vida moderna, o stress pode estar presente na vida de todas as pessoas, independente de sexo, idade, profissão ou posição social. A vida de hoje se constitui em um jogo extremamente competitivo no qual a busca desumana por dinheiro e prestígio nos transformam a todos em rivais potenciais. Viver passou a ser uma tarefa muitas vezes maior do que nossas resistências podem suportar. Vivemos a maior parte do tempo para atender as expectativas do grupo social a que estamos ligados e esquecemos de satisfazer as nossas reais necessidades (afeto, paz, harmonia, etc.). Com isso passam-se meses e anos e quando nos damos conta uma sensação de falta de controle sobre nossas próprias vidas nos assola a mente gerando altos níveis de ansiedade e angústia que acabam por predispor o aparecimento do stress e suas desagradáveis consequências.
O STRESS pode ocorrer em qualquer pessoa: O stress pode acometer qualquer pessoa a qualquer momento de sua existência (infância, fase adulta ou na velhice). É importante destacar que o mecanismo do stress é individual, ou seja, uma situação que para uma pessoa pode ser corriqueira, pode ser muito desgastante para outra. Isto acontece pelo fato de que cada ser humano tem um jeito de avaliar e resolver os problemas.
As reações físicas : tensão muscular (os músculos se contraem), a pele fica retraída, o coração ameaça a bater rapidamente, a respiração é acelerada, a pupila se dilata, os pêlos ficam eriçados, existe um excesso de suor e em casos extremos pode ocorrer uma eliminação involuntária de fezes e urina. Vale a pena salientar que estas reações não ocorrem somente em situações negativas, elas aparecem também em ocasiões boas como paixão, uma grata surpresa, recebimento de uma boa notícia, etc. O stress causado por uma situação positiva costuma ser menos prejudicial ao organismo.
AS FASES DO STRESS:
ALARME : Esta fase ocorre no momento exato que um fato inesperado surge, seja ele de conteúdo positivo ou negativo. Encontramos nesse período as seguintes reações físicas: dor de cabeça, palidez, taquicardia, suor em excesso, pressão alta transitória, dor de estômago, pressão no peito, aperto na mandíbula, etc.
RESISTÊNCIA : Se não tivermos a interrupção dos fatores causadores do stress entramos na fase de resistência. Nesta fase o stress deixa de ser uma reação normal do organismo e passa a ser considerado uma doença que precisa ser tratada. As reações físicas ficam mais intensas. A pressão arterial permanece alta, o coração bate em ritmo mais acelerado o tempo todo. O organismo como um todo funciona em ritmo acima do normal. Pode-se ter uma falsa sensação de bem estar. Os sintomas desta fase são: irritabilidade, incapacidade de relaxar, isolamento social, impotência, gripes constantes, queda de cabelos, cabelos brancos, etc.
EXAUSTÃO : Nesta fase o organismo tem suas energias bastante desgastadas e surge o risco do aparecimento de doenças graves ou de morte repentina. Dentre as doenças mais comuns neste período temos: depressão, infarto cardíaco, derrame cerebral, gastrite, úlcera, câncer, asma, bronquite, edema pulmonar e reumatismo.

Se houver uma mudança no estilo de vida visando eliminar as causas do stress e mudar a maneira de lidar com os problemas, poderá haver uma recuperação (no caso de úlcera, depressão, infarto, etc.). Se isto não ocorrer as consequências podem ser fatais a curto ou médio prazo. Os infartos poderão se repetir até a morte, a úlcera poderá se transformar em câncer ou a depressão poderá ter como consequência o suicídio.
COMO ADMINISTRAR O STRESS: A expressão “administrar” é muito oportuna, pois em nossa cultura, infelizmente e prejudicialmente, só há espaço para aquilo que é reparador e não para o preventivo. Este reparador muitas vezes nem sempre atinge o seu objetivo, pois quando é apresentada a iniciativa, às vezes é tardia e não há muito que se possa fazer.
Já a questão do preventivo, é uma realidade muito distante e por isso acaba por preencher o maior número de lápides e leitos de forma estúpida e irracional.
Segundo a visão preventiva temos possibilidades contra o stress que comprovadamente fazem a diferença:
Massagem anti-stress: Como o próprio nome sugere, quando realizada com regularidade, favorece eliminar ainda no começo questões que são de fácil resolução, pois estão no início. Palavras como tensão, dores, nervosismo, torcicolo, dentre outras, costumam se distanciar no final da sessão.
Reflexologia: Uma opção para quem acumula de forma psicossomática problemas oriundos do stress; questões físicas e emocionais podem ser minimizadas e outras questões, ainda não afloradas, identificadas e orientadas a qual procedimento seguir.
Aromaterapia: Recurso de grande valia em todos e quaisquer casos. Serve de base para todos os tipos de terapias. Nas mãos de um profissional capacitado tem o poder de reverter situações que fazem conservar o estado de stress desnecessário e extremamente prejudicial à saúde e emocional. Quem já não se beneficiou e se encantou com algumas gotas de Alfazema, Alecrim e Gerânio em doses e condições ideais para mudar o dia totalmente, ou até mesmo para gerar condições para dias mais suaves e que valem a pena ser vividos em cada segundo.
Acupuntura: Não necessariamente com agulhas, mas também com esferas de cristal, sementes dos mais diversos tipos (Fitoacupuntura) e Stiper. A Acupuntura não é dor como se prega tão ceticamente por todos os meios de informação desinformados. Não se pode agregar mais dor para quem já a tem. Existem técnicas muitíssimo eficazes para a situação do stress.
Florais: Para quem acredita que florais não se resume a Bach e Rescue, eis a diferença entre permanecer ou se livrar do stress com uma visão edificadora e realista de tudo que está ao redor e com o dimensionamento real dos problemas que promovem o stress.
No aspecto reparador de quadros agravados e originados pelo stress, todos os recursos acima citados também podem colaborar e potencializar qualquer tratamento de uma condição mais crônica que exige a intervenção de remédios sob prescrição médica. Repare que não falamos de substituição mas sim de complemento. Eis a diferença entre Terapia Alternativa e Terapia Complementar.
Caro leitor, se a presente leitura lhe causou dúvida, me dou por satisfeito e agora só me resta ter fé que você está propenso a investir em si mesmo para obter uma qualidade de vida que ainda não teve a oportunidade de experimentar.
Caso acredite que tudo é apenas “perfumaria” ou luxo, saiba que tem mais um motivo substancial para incrementar o seu stress e resultar em dias mais difíceis para você e para os que lhe amam, apesar do seu atual ou iminente mal humor permanente. Há escolhas, falta a sua decisão.
Dias melhores a todos que lêem este artigo.
Propague este artigo como quem propaga felicidade aos que você ama.
Antonio de Alexandre (Terapeuta Naturista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...