SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

quarta-feira, 3 de março de 2010

SAIBA MAIS - Terapias Complementares são seguras e eficazes para crianças

Ainda hoje, no SEC XXI,  é grande a desconfiança na eficácia das Terapias Complementares decorrente do desconhecimento das modalidades por parte da maioria da população.
Encontrei este artigo bem interessante já há algum tempo e resolvi compartilhar com vocês.

Ressalto apenas que a terminologia mais adequada na atualidade é TERAPIAS COMPLEMENTARES, pois frequentemente atuam em sinergia com a medicina convencional melhorando o resultado dos tratamentos ou minimizando os efeitos colaterais. O termo ALTERNATIVA mostrou-se inadequado pois as terapias não substituem o tratamento médico e raramente são aplicadas por um médico, provando ser inadequado também o termo MEDICINA. Mantivemos no texto abaixo a terminologia original do texto na data de publicação.
Boa leitura:

(Fonte: Redação do Diário da Saúde 07/04/2009)
Hoje, mais do que nunca, as crianças estão sendo tratadas com terapias complementares e terapias alternativas. Estudos recentes indicam que cerca de 30% das crianças saudáveis e até 50% das crianças com doenças crônicas estão usando algum tipo de terapia alternativa.
"Há um espaço gigantesco para as medicinas alternativa e complementar na pediatria," diz a Dra. Dolores Mendelow, da Escola de Medicina da Universidade de Michigan (Estados Unidos),”Se as pessoas seguirem as instruções dos seus médicos, esses tratamentos são uma forma segura e eficaz de auxiliar a cura e de se manter com saúde”. É por isto que as terapias complementares estão se tornando o principal meio de tratamento para as crianças.
Como e quando utilizar Terapias Alternativas para crianças - Porém, enquanto alguns tipos de tratamentos alternativos são seguros, existem muitas terapias que podem ser perigosas para as crianças. Por exemplo, o mel pode ser usado contra a tosse relacionada ao resfriado comum, mas não para crianças menores de um ano de idade. As terapias alternativas podem ser eficazes contra várias doenças - como resfriados e brotoejas, por exemplo - para as quais os medicamentos comuns não produzem resultados imediatos. "Em termos de medicina complementar, nós estamos usando acupuntura, suplementação alimentar e terapias botânicas ou com ervas," afirma a pediatra americana.
É sempre prudente, no entanto, consultar o pediatra antes de começar qualquer novo tratamento alternativo.
Ela destaca algumas das terapias alternativas que podem ser benéficas para crianças:
Yoga: Os especialistas sugerem que pacientes pediátricos participem de aulas de yoga como uma forma de terapia. A yoga, quando combinada com medicamentos prescritos por um médico, pode ser utilizada para ajudar pacientes asmáticos a aprenderem a praticar e usar a respiração profunda e manterem-se calmos quando sofrem ataques. A yoga também ajuda a reduzir o estresse em adolescentes e jovens.
Tai chi : As pesquisas mostram que os adolescentes se deparam com muito estresse, o que os coloca em risco de sofrer depressão e outras desordens de comportamento. Terapias do corpo e da mente, como o tai chi, ajudam a reduzir o risco de depressão e de ansiedade.
O tai chi e a yoga ajudam a diminuir a pressão sanguínea e a atividade simpática (atividade que mantém o funcionamento do sistema cardiovascular) em crianças, dando-lhes uma sensação de relaxamento e de calma.
Probiótica : As bactérias vivas, semelhantes às encontradas no estômago humano, podem ser encontradas em suplementos alimentares ou em comidas como o iogurte. Estudos demonstraram que elas são seguras para as crianças quando usadas para tratar diarréias associadas com a ação de antibióticos.
O uso de probióticos pode reduz a diarréia em um ou dois dias, permitindo que as crianças voltem à escola mais cedo depois de se submeterem ao tratamento.
Os probióticos não são recomendados para crianças tomando imunosupressivos ou com qualquer comprometimento do sistema imunológico. Sempre consulte o médico antes, no caso de dúvida.
******
No Instituto Rharomasy desenvolvemos algumas modalidades terapêuticas especialmente para crianças em idade escolar como uma ferramenta para diminuir a tensão na época de provas, o medo de se expor diante da sala, agitação demasiada, etc. 
Focamos na promoção do relaxamento profundo, físico, mental e emocional. 
Após proceder avaliação pessoal da criança, usamos como ferramentas a massoterapia, reflexologia corporal e facial com aromaterapia, combinados com o uso de florais e/ou aplicação de sementes nos acupontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...