SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SAIBA MAIS - BANHOS

MUITO MAIS QUE HIGIENE UM RITUAL DE BELEZA E BEM-ESTAR

Você sabia que devido a sua capacidade de repor as energias e melhorar a disposição o banho pode se transformar num verdadeiro ritual de beleza e bem-estar para o corpo inteiro?

ISSO VEM DE LONGE
Desde os romanos, os banhos estão associados ao prazer e à saúde. 
Em todos os territórios conquistados, mesmo nos mais distantes, a preocupação dos romanos em construir termas era tão grande quanto em erguer templos e fazer estradas. Dessa forma, o hábito romano acabou se difundindo entre os outros povos. 
São famosos os banhos de leite, de ervas e essências de Cleópatra. Os grandes guerreiros, em suas fumegantes e perfumadas “tinas” de banho coletivo tratavam de assuntos pertinentes às novas batalhas e conquistas.

Conheçam agora algumas dicas especiais, que podem tornar seu simples banho, um verdadeiro ritual de prazer, beleza e saúde.

Temperatura - de chuveiro ou imersão, os banhos nunca devem ser quentes demais, pois ressecam a pele e provocam ou agravam as varizes e celulite. Quem tem problemas de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes, tomando apenas banho morno. Pela manhã o banho deve ser mais para frio, para acordar os músculos e preparar o corpo para um dia agitado. À noite pode ser mais para morno, para relaxar e preparar o corpo para um sono gostoso.

Ducha fria - para firmar os tecidos, sempre banho frio. Com o chuveirinho manual, dirija o jato fazendo movimentos circulares por todo corpo: comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e finalmente, pernas e braços. Se não agüentar a ducha fria completa, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhos, depois faça o caminho de volta, em direção aos pés.

Quente e frio - no chuveiro, alterne água fria e quente, o choque térmico ativa a circulação.

Banho de imersão – Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante, principalmente se você souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas. Para prolongar o efeito de um banho de imersão e aproveitar melhor as propriedades terapêuticas, ao sair, enrole-se numa toalha ou use um roupão, sem enxugar o corpo. Se usar um creme hidratante, passe-o pelo corpo ainda molhado.

Tonificar – Durante o banho, friccione energicamente a pele com uma bucha natural para tonificar os músculos e reativar a circulação do sangue. faça o mesmo nas costas, com a escova de cabo comprido.

Hidratar/Nutrir – antes de entrar no chuveiro, passe no rosto e no pescoço uma boa camada de creme nutritivo ou óleo de amêndoas ou semente de uva: o vapor facilita a penetração dos produtos na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.

Banhos de Ervas - As flores e ervas passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. Assim, na forma de óleos essenciais ou extratos, estão presentes em sabonetes, xampus, espumas e cremes. Para usufruir dos benefícios terapêuticos das ervas e flores, basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água: Leve a água para ferver, um pouquinho antes de levantar fervura adicione a erva ou flor (secas ou frescas). Apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte à água da banheira.
Conheça os efeitos de algumas ervas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.

  • Alecrim – Dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho. Ajuda a aliviar a sensação de "corpo quebrado", comum quando estamos resfriados.
  • Alfazema – Utilizada pelos romanos em banhos e massagens. Relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne.
  • Camomila – É usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. Agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. Utilizada depois das depilações, combate a vermelhidão da pele. Um saquinho de chá de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. Umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
  • Folhas de eucalipto – Energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. Faça um chá com as folhas de eucalipto, e despeje no banho de imersão.
  • Hamamélis - Adstringente, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. Tem ação anti-inflamatória e bactericida.
  • Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. Tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. É adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
  • Hortelã – Tonifica os músculos e renova as energias. Amacia a pele e tem um efeito desodorizante.
  • Jasmim – Age como calmante em peles secas e sensíveis. Um banho com jasmim ajuda a relaxar.É considerado levemente afrodisíaco.
  • Melissa – Proporciona um banho relaxante e perfumado. Antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
  • Orquídea – Seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele. Afrodisíaco.
  • Rosa – rica em vitamina C, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. A água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
  • Sal grosso – Altamente relaxante, ideal para escalda-pés, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno. Tem o poder de equilibrar a polaridade iônica do corpo. Importante: Jamais passar o sal grosso pela cabeça, provoca descompensação energética.
  • Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Receitas especiais:
  • Loção pós banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde em um vidro esterilizado e bem fechado. Use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
  • Banho para repor as energias - faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água. Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos e adicione na água da banheira. Fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
  • Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ir para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo essencial de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
Dica: quem não tiver banheira, também poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. Após o banho de chuveiro, se enxágue com um destes banhos, vista o roupão e deixe-se secar naturalmente.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...